domingo, outubro 05, 2008

homenagem, não última


temos a consciência traquila: não foi preciso Dinis Machado morrer para ser homenageado em posts e comentários aqui na linha. O que diz Molero é um livro que nos foi todo um universo e isso só podia revelar-se para sempre naquilo que fazemos:
da epígrafe d'O que diz Molero, atribuída ao próprio Molero, saiu também uma das minhas expressões mais amadas ("país de cristal"), e que me serve de título a posts sobre a infância:
  • "Ó país de cristal, que longe que eu estou, dava um ano de ordenado por um momento da minha infância perdida"

da contracapa do livro (cujo autor não vem mencionado na minha edição, uma 13ª pois a 1ª que li, que já não sei de quem era, me fugiu das mãos alguns anos depois) retirei a minha imagem na blogosfera (reproduzida neste post).

(rip Dinis, ninguém como tu pode dizer que morreu cumprido)

Etiquetas:

3 Comments:

At 12:53 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Tenho três ou quatro dessas aqui na linha. Na sexta-feira passada li o livro como se fosse a primeira vez. É fabuloso, não é? Fica a tua/minha palavra-passe: dizmol81

 
At 7:57 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

só consequi recapitular as minhas por causa das etiquetas com que classifiquei cada post. bom motivo para fazeres o mesmo?

 
At 10:22 da tarde, Blogger António Conceição said...

A minha amiga Mónica tem um defeito: vê qualidade literária e talento em tudo.
Na literatura, como no resto, a qualidade é raríssima. Dinis Machado foi um escritor fraquito que circunstâncias ocasionais guindaram a uma efémera fama. Quando morreu, já era uma mera sombra.
Li há muitos anos "O que diz Molero". Pareceu-me abaixo de medíocre. Receio que a releitura não me fizesse sentir injusta a primeira apreciação.
Paz à sua alma.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!