Açores
Estas ilhas chegaram-me um dia à vida com vida nos contos do Simas, destilando hortências. Terra partida no Atlântico, nenúfares de lava. Por aqui andei estes dias saltitando como um beija-flor. A ilha Terceira, plataforma entre a Europa e os «novos mundos» durante os descobrimentos. O Faial e o Pico, amantes de copos e cama de barcos, onde os homens se entretêm a marear. Tudo no seu devido lugar: o património construído, a paisagem e as gentes; o Atlântico deixando-nos um aroma de sal fino na pele (fins de tarde a olhar para o Pico nebuloso com o iodo forte a poisar nos lábios como morrinha); os portos disponíveis para os camones do Molero e toda essa arca de Noé do mundo dos mares em festa no bar do Peter, «Café Sport», lavando a alma com os gins; a língua portuguesa, límpida, nas vozes pausadas sem o acento de S. Miguel.
Um barco da Horta para o Pico, esse mito altaneiro de Portugal, levou-me aos prazeres do vinho e seus manjares: «Terras de Lava», branco e tinto, feito da vindima do verdelho e do terrantez, protegido pelos muros de lava como mosteiros dos sabores, entre a imaginação em lapas grelhadas, barrigas de atum, torresmos como só comi na Gândara e olhos azuis de mulheres cheias de mar nas pupilas, meninas do nosso olhar.
A viagem ao centro de interpretação dos capelinhos, coisa que recomendo. A hospitalidade dos nossos amigos. As viagens de avião entre ilhas como passeios de autocarro com asas. Mas a festa é na Horta e no bar do Peter. Lá está o mundo todo à mesa, globo iluminado, divertindo-se. Tabuleiros de gin como pires de tremoços. Alegria de viver. Trouxe o desejo de voltar e o fígado em cacos.
4 Comments:
inveja, outra vez. essas ilhas, rodeando devagar o mar, vivem no meu imaginário de viagem
Bem regressado, David, nem sabes o assomo de saudades que o teu post me provocou. Abraço
também eu tenho essa viagem a cumprir, com os meus...
o Atlântico deixando-nos um aroma de sal fino na pele (fins de tarde a olhar para o Pico nebuloso com o iodo forte a poisar nos lábios como morrinha.
________ bem lembrado ...
e que morrinha. Adoro o Pico. Adoro
a lembrar outras paragens por onde agora viajo. Ásperas, envoltas em névoas ... mágicas. Poderosos contrastes de Terra e Mar
lugares únicos e belos ...
iv*
Enviar um comentário
<< Home