sexta-feira, outubro 03, 2008

A morte de Molero

aqui escrevi sobre o homem e sobre a obra. O grande Dinis Machado faleceu hoje e, com ele, muitas das vidas de «O que Diz Molero.» Talvez tenha sido a testemunha daquele duelo de florete que escreveu, entre o presidente ortodoxo e o secretário desorbitado, fazendo de Sparrow, angariado no próprio local para o efeito, balbuciando, atravessado o peito pelo florete, ah, grandes filhos da puta que me mataram e eu não tinha nada a ver com isto. Talvez tenha sido um soco de Willard, «daqueles que levam neles o fim de tudo, os socos combinados de tempo, força, certeza e sorte…».
«Parafraseando Zuca: voilá, desapareceu no ar como o Mandrake.»

«Estou sentado à beira-mar, olhando o mar sem o ver. Voa no meu pensamento a dança e a contradança de lembrar e de esquecer. Não sei se vou lembrar. Não sei se vou esquecer. E enquanto sei e não sei, estou sentado à beira-mar, olhando o mar sem o ver. Na tal dança-contradança de pensar e não pensar, pressinto que vou sentir lágrimas no meu olhar. E enquanto sinto e não sinto atiro pedras ao mar…».

Machado, Dinis, O que Diz Molero, pág 127.


O autor do nosso livro de anos deixou-nos. Dedicar-me-ei, esta noite, a ler-lhe todas as palavras essenciais. Sei que vai ser um prazer com bom vinho, boa música e cigarrilhas que bastem para o cumprir. Lena e Mónica, antecipei-me?




4 Comments:

At 12:38 da manhã, Blogger isi said...

Sendo assim, podes começar a obra que a M pediu em tempos.Eu não fico à espera, mas quero ler-te quando chegares.

Fiquei à espera, isso sim, que escrevesses aqui hoje...para não me antecipar

 
At 8:57 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

soube agora, por ti... ainda esta semana ele vinha nos jornais com a reedição das obras "Dennis McShade".

não consigo ficar triste. esse homem estava cumprido há muitos anos. o resto era tabaco e um olhar de quem pensa "de onde me veio isto? isto é melhor do que eu"

 
At 10:01 da manhã, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Ontem, quando ouvi a notícia lembrei-me logo os amigos da linhade, tantas foram (e serão) as vezes que o nomearam como um marco nas vossas vidas. Eu também o li pela mesma altura, mas não se me colou como a vocês. Bom fim de semana

 
At 1:53 da manhã, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

e eu que só soube esta tarde... estranho, devo andar distraída do mundo e nisto, a morte acontece.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!