quarta-feira, outubro 10, 2007

pérolas ou pão? das barrigas cheias de tecnologia

pode parecer incrível, mas há um mundo de gente - incluindo crianças e adolescentes - que não têm computador, nem em sua casa, nem na de familiares, nem na sua sala de aula. é um mundo quase inimaginável, mesmo para mim que o constatei entre os colegas da escola onde o meu filho andou até ao ano passado. são pessoas que não falam a linguagem do mundo actual e que, assim prosseguindo, só à margem poderão encontrar um lugar para si.

no entanto, continuam a surgir vozes desdenhando da iniciativa que tem facilitado aos estudantes a aquisição de computador com acesso à internet: alertam-nos para os perigos da tecnologia e avisam-nos que não será ela a salvar o ensino nem o mundo. sim, eu também fui feliz e fiz o meu curso sem computadores. mas isso foi naquele tempo: de lousas, sebentas de papel barato e penas de aparo metálico que se molhavam no tinteiro. sim, eu também doseio todos os dias as horas que os meus filhos passam no computador (e na TV e na play-station). sim. sim, quem dera que o que quer que fosse salvasse o mundo.

só não acho bonito desdenhar assim, de barriga cheia de tecnologia, desvalorizando a possibilidade, assim oferecida, a mais alguns de correrem connosco na posse de um mínimo de ferramentas (e quase insinuando que oferecer um computador a algumas pessoas será como dar pérolas a porcos).

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 11:30 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

Ainda me lembro da lousa e do quadro negro. O ponteiro e o giz eram os ratos do regime.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!