sábado, junho 09, 2007

poemas pedidos: "o amor afastar-nos-á"

"Quando a penosa rotina magoa,
e frágeis são as ambições,
e o ressentimento alto voa,
mas não crescerão as emoções.
E estamos a mudar os nossos caminhos, seguindo por estradas diferentes.

Então o amor, o amor afastar-nos-á de novo.

Por que está o quarto tão frio?
Voltaste-te para teu lado do leito.
Não intervim em tempo digno?
Expirou o nosso mútuo respeito.
Porém ainda resiste esta atracção que sobreviveu às nossas vidas.

Mas o amor, o amor afastar-nos-á de novo.

Choras durante o teu sono,
expõem-se todos os meus fracassos.
Na minha boca forma-se um gosto,
sempre que o desespero aperta o laço.
E como algo tão bom deixou de poder continuar.

Enquanto o amor, o amor afastar-nos-á de novo."

Ian Curtis, Love will tear us apart, 1980 [versão: O amor afastar-nos-á, de AMC, 2007]

(o meu bem haja ao André por responder ao desafio que fiz (também a ele) e, assim, ter alimentado este filão de canções, coincidências, traduções, poemas e posts)

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

At 12:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá, deambulando em pesquisas avulsas sobre a música de Ian Curtis e dos Joy Division, cheguei, enfim, ao seu espaço. Por gracejo, e tendo em conta o meu desaire pouco original, decidi dactilografar uma tentativa infame de traduzir igualmente a música "Love Will Tear Us Apart Again"; bom, aqui fica.

As minhas felicitações pelo espaço.

Quando a rotina nos devora

E as ambições escasseiam

E o arrependimento emerge

Mas as emoções não cresceram,

E seguimos caminhos longínquos,

Vagueando distintas veredas,

Então o Amor, o amor afastar-nos-á novamente.


Porque é esta quarto gélido;

Voltado em ti mesmo?

Terá o meu tempo encravado,

ou o respeito terá murchado?

Contudo mantém-se esta afeição

Que preservámos pela vida,

O Amor, o amor afastar-nos-á novamente.


Derramas quando dormes,

o choro dos meus fracassos expostos?

Acorrentado ao desespero,

provo este paladar na minha boca

Será algo tão ímpio,

Que se quebre para sempre?

Quando o Amor, o Amor afastar-nos-á novamente.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!