quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Rebaptismos

A correr a memória, lembro-me de Poço de Boliqueime para Fonte de Boliqueime. Cavaco meteu água nisso. A caminho de casa, há uma povoação chamada Vilamar, que antes era tratada por Escumalha. O ouro dos ourives ganhou poder, mudou o nome, mas ainda me lembro do gozo de se dizer, perguntando: «De onde é? É de Vilamar da Escumalha!» - o ouro não compra tudo, filhos da onça. Vem isto a propósito de coisa mais séria. Uma povoação chamada «Malvado». Terra de emigração, anos 60, as cartas eram o meio mais directo de chegar afectos às famílias que ficaram. O conteúdo era, em erro ortográfico, ternura e saudade. O envelope tinha no destinatário, «Malvado – Portugal.» O malvado Portugal que obrigou tantas famílias a emigrar. Devolvidos à terra onde estive, contaram-me esta história. Hoje chama-se, lembro também a correr a memória, «Vale da Oliveira». O percurso do olival à sabedoria do azeite. Esse mais digno sofrimento.

2 Comments:

At 9:19 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

tens de ver a agenda das nossas amigas do Planeta Tangerina. todas as semanas têm o nome de uma dessas terras ainda por rebaptizar. a que aparece em http://ldonorte.blogspot.com/2008/01/planeta-tangerina.html ílustra essa terriola magnífica chamada Vale das Virgens!

 
At 10:03 da tarde, Blogger jorge esteves said...

Aqui, este comboio, para mim, é um... trama; que é como quem diz, tenho a confessar que nunca me fez viagem. Ficou-me a pena, é claro, que já lhe ouvi outras histórias de interessar como esta...

abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!