segunda-feira, fevereiro 04, 2008

vasculhar passados I

a propósito de mais uma trapalhada no passado do 1º ministro, lá me arrepio eu com a perspectiva de um dia me vasculharem o passado.

é que, muito antes de me licenciar - o que, já confessei, incluíu várias e acidentais irregularidades - comecei por ser aluna clandestina da 1ª classe. como nesse ano havia excesso de contingente, eu, fazendo 6 anos em meados de Outubro, não podia matricular-me. como também já aqui contei, andando eu na escola desde os 2 meses de vida, já lia e escrevia e portanto a minha mãe entendeu que não podia esperar mais tempo. arranjou-me então uma professora que aceitou manter-me clandestina na sua sala durante 1 ano (no fim do qual fiz o chamado exame de transição que me permitiu ingressar oficial e directamente na 2ª classe).

não se julgue que esta trapaça foi levada a cabo de ânimo leve. não: esclarecida sobre a ilegalidade da minha situação fui instruída para não me alargar em informações sobre a mesma. na sala, o meu lugar era bem ao fundo, para passar despercebida em caso de visita surpresa dos inspectores. cheguei mesmo a ser recambiada para casa 2 ou 3 vezes, de emergência, perante a ameaça de visita dos mesmos.

só me aliviava a consciência - e a culpa - o facto de haver outra menina na sala em situação ainda mais irregular que a minha (só fazia 6 anos em Janeiro!). aliás, sossegava-me bastante o facto da sua família ter um ar absolutamente normal (quando eu começava a duvidar da respeitabilidade da minha). o sossego definitivo chegou quando no tal exame de transição me vi entre várias dezenas de crianças exactamente na minha situação.

como é que depois desta espécie de começo de vida se cresce em responsabilidade, respeitando a verdade e a lei? não sei, só sei que é possível, mas não é assim de repente.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 10:24 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Descobrir pecadilhos alheios, é o que interessa neste país. É pouco como projecto.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!