quarta-feira, janeiro 30, 2008

responsabilidades

completamente de acordo com Eduardo Pitta: antes da responsabilidade política, que podemos exigir a ministros e suas comanditas, está a responsabilidade profissional, que começa em nós, passa pelos nossos directores de serviço e acaba outra vez em nós. estou a falar de médicos mas podia estar a falar de professores, ou de qualquer outra área onde as culpas costumem ser chutadas para canto. estou a falar de profissionais diferenciados que vivem em democracia e que deveriam sentir-se em absoluta responsabilidade, não só pelos actos, mas também pelas suas omissões.

se um doente cai de uma maca, a responsabilidade também é minha. se um aluno passa sem saber o indispensável, a responsabilidade também é de quem o passa. podemos ser pressionados, podemos ser mal amados, podemos até ser perseguidos. mas temos um trabalho a fazer, uma atenção a centrar: no paciente, no aluno. começar no nosso consultório, na nossa sala, no nosso pequeno mundo. não fazer do nosso umbigo o nosso norte. mas depois ir mais longe. e fazer escolhas: pôr num dos pratos da balança o nosso conforto, a nossa inércia e conformismo. saber dizer não: assim não faço, assim não brinco. ter a coragem de falar, de ouvir, de exigir.

a vida é difícil (não vem pronta a ser vivida). e complexa (às vezes a melhor maneira não é evidente). se não somos parte da solução, somos parte do problema.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At 11:54 da tarde, Blogger Nossa said...

Dão um jeitão os links... El norte es el paciente...
Amanhã vão limpar um dos bypass ao meu pai... e gostei de saber como está a ser tratado por aqueles médicos que ainda conversam com um doente de 77 anos explicando tudo o que vão fazer, etc. Dando confiança ao doente e, o mais importante, importando-se realmente. Esperemos que corra bem. E que o o norte seja o paciente.

 
At 12:58 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Estamos de acordo. Excelente!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!