quarta-feira, outubro 11, 2006

vocês disseram erros ortográficos?



estas são imagens de um envelope que ofereci ao meu pai num 19 de Março de há muitos anos (interrogo-me o que teria ido lá dentro).

há muitos muitos anos a minha mãe era professora primária e, nessa época, não existiam coisas como férias pagas ou licenças de parto. foi assim que um mês depois de eu nascer a minha mãe retomou o seu serviço na escola masculina dos Lagos, em Vilar do Paraíso. eu, naturalmente, fui com ela. não consigo imaginar como me seriam mudadas as fraldas (apenas na hora do recreio?), como mamaria (fui amamentada ao peito até aos 6 meses), seria na hora do ditado? sequer como a minha mãe se arranjaria se eu resolvesse chorar por algum motivo.

certo é que cresci numa sala de aula cheia de rapazes a quem, mais tarde, de voador (que então era um utensílio politicamente correcto), roubava o pão com manteiga que tinham nas pastas para o seu lanche (lembro-me bem do prazer de com este método conseguir duas metades de pão barradas, deixando-lhes ficar as outras duas metades sem nada).

a minha mãe conta que um dia, íamos a passar de carro na rotunda dos produtos Estrela e ouve-me a ler "Bra-ga". eu tinha três anos e sem ninguém dar conta tinha aprendido a ler com os alunos da primeira de classe que nesse ano ela ensinava.

claro que a escrever como deve ser ainda me levou algum tempo: durante a 1ª classe fui coleccionando "maus" e "medícores" nas cópias que, como se não bastasse uma péssima caligrafia, enchia de erros inaceitáveis. foi na 2ª classe que tirei o meu primeiro suficiente numa cópia o que levou a minha professora a pôr-me em cima da sua secretária (enquanto eu desejava poder esconder-me debaixo da mesma) e a pedir às restantes meninas que me dessem uma salva de palmas.

Etiquetas:

4 Comments:

At 1:03 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

E eu que tive de ensinar à mão esquerda linhas que queriam que escrevesse com a mão direita...

 
At 11:13 da manhã, Blogger H em Stª Apolónia said...

que consolo bonito, este teu post

 
At 12:40 da tarde, Blogger Gabbiano said...

Desculpem,mas a campeã é a minha filha M (7 anos). Aqui vai, na íntegra, o último mail que me enviou: "Olá mãe bom dia!!!
Chegas-te bem? De sertesa que sim, porque tenho a emperção que dormiste no
carro. Ainda dormias mais se o ar-condissiunado não tivesse no mássimo.
Mas pronto eu dormi bem e isso é que é bom sberes.
BEIJOS MATILDE".
Satisfeitos

 
At 7:17 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

depois de ti Gab, estamos conversados! o próprio Einstein era o que se sabe.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!