domingo, outubro 15, 2006

se mentes de portugueses


O Vasco Pulido Valente no “Público” de hoje alertou-me para o concurso da RTP, Grandes Portugueses. Concordo com ele no essencial e tenho vários nomes disponíveis consoante as categorias. Quem acho que ganharia de caras com a máquina da Igreja a ajudar era a Nossa Senhora de Fátima. Porque é «nossa» e nos visita pelo menos três vezes por ano. Mas minto.

Se mentes, sementes é o artigo fabuloso da revista “Pública” – Guardador de Sementes – como um guardador de rebanhos.
Disso sei. Vem lá o Chícharo e a sua capital em plena Serra de Sicó. Sei-lhe da cor e do sabor e é receita regular cá por casa.

Para a minha satisfação pessoal é-me tão importante poder ler todos os currículos dos Grandes Portugueses como saber das fichas técnicas do grão, feijão, maçã e chícharo. E saber da maçã predilecta do Eça, a “pardo-lindo”.
Fica para sugestão: um grande português, uma excelente sobremesa.

2 Comments:

At 11:18 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

e tu também já cozinhas esses pitéus?

 
At 12:48 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Claro. Chamo-lhe "chicharada com petingos".

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!