quarta-feira, julho 19, 2006

caderno de duas linhas - IV



Julião Sarmento

IV

Cá vamos. Na paisagem trilhada em cima do mapa. Rádio sintonizada e silêncio em viagem.

Ela conduz, o que se pode tornar num perigo quando a mulher tem um caminho e uma reserva doble num hotel de Orense.

Abre a janela, deixa o braço de fora, fuma um cigarro e pensa em brisa «Que vou fazer com este homem?», «o que cabe neste homem?», «que história de mim vou deixar neste homem?».

A estrada faz-se sozinha, começam a ouvir-se os grilos e a luz a perder-se. É a hora do silêncio do mundo, essa hora quente dos fins-de-tarde de verão. Não falam. Ele deixa-se cair num torpor lento. Adormece e estremecesse de inquietação. Ela assobia por cada pergunta que levanta no pó da estrada. Está calor. Muito calor, ainda. Abeira-se a noite e a estrada por cumprir. N 525 até Orense.

Não parou no Alto de Allariz. Ele dormia e ela tinha pressa. Mudou apenas a estação de rádio e começou a trautear, em surdina, a música dos “Presuntos Implicados” que passava. Parou na estação-de-serviço seguinte. Deixou-o a dormitar no carro. Comprou tabaco, o Crime, um maço de envelopes, papel de carta e um xaile encarnado. Sentou-se ao volante e arrancou.

«É a hora das cartas!» disse ele com voz enrolada de quem dorme. Ela apagou a rádio e deixou-se a ouvir a noite e os grilos. Que quereria ele dizer ?... tinha a pele seca e morena o que a fez suspeitar de que viveria perto do mar. Cheirava a sal. «Cartas ?... que cartas ? » pensou ela.

Chegaram a Orense já com a noite entranhada. Parou o carro em frente a uma porta de madeira antiga, numa das ruelas da zona velha. Ela saiu do carro e espreguiçou o corpo devagar. Ele acordou em sobressalto. Estremunhado saiu do carro e bocejou.

Não lhe deu tempo. Tapou-lhe a boca e empurrou-o para dentro da porta velha. Sussurrou-lhe ao ouvido: «Vamos dançar... os homens sabem-se pela forma como dançam...». Ele anuiu calado. Sentiu-lhe a voz quente na pele. Deixou-se empurrar. Ela voltou a deixar-lhe ao ouvido: «Vais ser tu a escolher o teu destino... pela forma como dançares».

Entraram no salão. «Só mais uma coisa... se chegarmos ao quarto do hotel Zarampallo, quero uma carta escrita na cama...» disse ela.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!