ontem foi quinta de leitura

Cair através do céu dentro de um sonho será, depreendi ontem, o próximo livro de JLP. é um livro sobre a infância. JLP não o disse, disse outras coisas: explicou o fio condutor do livro, explicou como "este livro" (disse que não conseguia dizer o nome do livro enquanto ele não saísse e então dizia sempre "este livro") se atravessava no caminho de morreste-me e como tinha sido que demorara quatro anos a escrevê-lo.
mas os textos, lidos magistral e profundamente pelos actores do Teatro e, dolorosamente, por si próprio, foram claros: tresandavam a joelhos esmurrados e a bibes com nódoas, reluziam no brilho único que só o país de cristal da infância emana, inundavam-nos do espanto que é, aos cinco ou seis anos, começar a conhecer os outros, devolviam-nos o fascínio perdido pelo mundo dos mais crescidos. se eu fosse escritora, acho que só conseguiria escrever este livro.
definitivamente, as palavras escritas quando ditas (se bem ditas, benditas!) entram dentro de mim por caminhos quase mágicos e trazem prazeres diversos do da leitura simples. só sabem a pouco, por aqui, leituras como a de ontem.
Etiquetas: José Luís Peixoto, livros, país de cristal
1 Comments:
As quintas de Leitura têm já um blog:
http://quintasdeleitura.blogspot.com/
Enviar um comentário
<< Home