quarta-feira, maio 17, 2006

Campo Pequeno: Sol e Sombra



SOL Quis a porta dos sustos que a vida me levasse a trabalhar no território onde existe a mais antiga Praça de Toiros do país – Abiúl! Assumi a organização de uma corrida de toiros, fenómeno mediático na promoção das gentes, mais tarde lição de vida. Prefiro toiros a touros. Fica o registo para o «paso doble» seguinte. Ouvir no altifalante «a próxima pega é dedicada a D» ver aproximar-se o pegador, dedicar-me a pega, eu de pé com o respeito das cortesias, dizer «sorte» e depois um turbilhão de homens e animal pelo ar. O pegador partiu uma perna. Deus põe, o toiro descompõe. No fim bebemos uma mão-cheia de Sagres fresca juntos, eu a pedir desculpa de pecado feito, o pegador a dizer, a quente, ainda sem gesso, «ossos do ofício».

E é para o território um espectáculo ainda único. Quem entra no café de Abiúl, é mas decisivo ver na TV uma corrida do canal Espanha que a final da Liga dos Campeões do futebol. Há afficíon. Há desejo de ferros compridos, curtos e de palmo. Há fintas na lide de nome Verónica. Há comentários que lembram vozes das antigas rádios do tempo Salazar. Há um Director de Corrida nomeado pelo Terreiro do Paço para averiguar dos rigores, há veterinário para o bem-estar animal, há corneteiro de luva-branca com os toques da disciplina. E há nomes de cavalos e toiros como cromos-jogadores de futebol: amendoim, hortelã, príncipe, castanho, adornados e pesados a rigor. E o toiro cego, o sétimo, para se dos seis toiros, seis, às cinco da tarde, um deles falhar a actuação por quebra da córnea ou pata ou mão falida.

SOMBRA é este estado de alma. Ser parte com dúvidas recorrentes. Fazer ou não parte da quadrilha. Não matamos o toiro na arena, diz a Ministra da Cultura no inaugurado Campo Pequeno, privilégio português. Quem esteve como eu «entre-barreiras» sabe a dimensão da lide, a arte da lide, o desequilíbrio entre ser ou não parte. Neste espaço de arte aprendi entre muitas dúvidas que sobre o fenómeno ainda me assalta uma condição humana - saber ter respeito por quem da arte vive!

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!