domingo, fevereiro 26, 2006

os concertos promenade

aos domingos de manhã no Coliseu do Porto andam na boca do mundo e hoje confirmei porquê: uma orquestra exposta numa plataforma circular, rodeada pelo público, os instrumentos e os músicos ali à distância de um braço, o som inteiro e autêntico, a história da música contada em formato era uma vez e a explicação dos sons a abrir os tímpanos menos habituados a temas clássicos. e, claro, tudo isto numa sala imponente, à pinha do entusiasmo de gente de todas as idades.

hoje a Orquestra de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo tocou as Quatro Estações e pudemos imaginar Vivaldi criança a brincar com barquinhos (porque em Veneza as crianças não brincam com carrinhos) e reconhecer nos diversos andamentos dos vários concertos o som de meninos a brincar, o canto dos passarinhos, a água de um rio a passar, a alegria das festas no tempo das colheitas, a ameaça de nuvens escuras, gotas de chuva a bater na janela e a violência de uma tempestade.

isto mesmo contaram, entusiasmados, os meus filhos ao pai que, vagamente atento enquanto pelo rabo do olho espreitava as últimas da jornada futebolística, ousou duvidar "chuva? vocês não estarão a inventar?", deixando-os indignados "tens de ir da próxima vez e vais ver como é verdade e se ouve a chuva e os passarinhos". e assim faremos a partir de hoje, todos os meses, até Julho.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

At 1:29 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Desafiei outro dia o jotinha a vir fazer esse espectáculo à Serra de Sicó. Aguardo resposta.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!