sábado, dezembro 12, 2009

instrumentos da paz


esta foi uma das prendas que a I recebeu pelos seus recentemente completados 9 anos (felizmente, este ano, entre as prendas contaram-se vários livros). e, como ela pediu para eu me sentar com ela no sofá ("em vez de estares no computador"), eu, curiosa por este título que a Inês me anunciara como um dos favoritos lá de casa, sugeri que então aproveitássemos para o lermos juntas, retomando um hábito gostoso perdido com o crescimento dela e (mais ainda) do irmão.

começamos nessa noite, já por dentro do sonito dela que, não obstante, queria continuar. na noite seguinte, depois da costumeira ordem de pijama e lavar dentes, aparece-me outra vez com o livro, queria continuar a lê-lo comigo. pelo meio ia-lhe explicando algumas palavras e conceitos mais difíceis e ela sempre ansiosa pela parte em que - a amiga Sara tinha-lhe avançado esse pormenor - Madre Teresa salvaria um bebé deitado ao lixo. confesso que da história da Teresa de Calcutá conhecia apenas generalidades e, como a I, fui ficando presa ao livro à medida que avançávamos na sua história de incrível desprendimento, de fé nas pessoas e de preserverança.

na terceira noite, o livro quase a acabar, conta-se do prémio Nobel da paz que Madre Teresa foi receber à fria Suécia envergando apenas o seu sari branco com duas riscas azuis e de como ela recusou o banquete habitual, pedindo que o dinheiro que este custaria fosse aplicado nos seus pobres. e quando li que o discurso de Madre Teresa na academia sueca foi a oração de S. Francisco "Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz", fui surpreendida por umas lágrimas teimosas e por um nó a amarrar-me a voz.

afinal, esta prenda também era para mim. obrigada Sara. obrigada Inês.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 10:31 da manhã, Blogger DM said...

Obrigado daqui também desta Lisboa domingueira. Vou comprar. E Parabens à I.

Beijinhos

 
At 11:10 da manhã, Blogger JoanaM said...

Parabens I! Essa colecção de livros é fantástica! Bjs

 
At 8:09 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

Acredita que vou comprar.

 
At 1:35 da manhã, Blogger sem-se-ver said...

bela sugestao para um proximo natal.

nao conhecia a oraçao de sao francisco (admito), fui procurar, encontrei, amei: é dos raros santos que merece o meu respeito; já o era, reiterei.

(isto para dizer que também fiquei comovida)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!