terça-feira, dezembro 22, 2009

Cartão de Natal 2009

Aqui estamos com o velho material circulante. Este ano deu-nos para um espaço sem neve, apenas fresquinho, onde podemos aquecer os corpos na fornalha se o frio nos chegar às orelhas.
Uma paragem nas gares afectivas e neste apeadeiro sem dono para trazer os baldes de flores e as abóboras para as filhoses.
A Helena trouxe chocolates e ginja de Óbidos e está lá atrás a fazer um bolo com aspecto delicioso. A princípio quis isolar-se um pouco por causa da gripe, mas a Mónica garante que é uma gripe como as outras e que podemos todos tossir e espirrar em paz sobre as palhinhas do Menino Jesus. Temos um presépio grande na penúltima carruagem, conseguem ver?
A Mónica está a cortar as abóboras e a fazer filhoses com uma receita da avó e, pelo corredor, vai dispondo os baldes de flores ao longo das carruagens, bebendo uma ginja roubada da garrafa da Helena.
O David trouxe um exemplar do Borda de Água para ler futuros, vinho e nozes, feito e colhidas por um padre de antigos tempos, põe lenha de oliveira na fornalha, cuida mesa que este ano é posta na locomotiva e enche pequenos pratos de azeite para molhar pão fresco ou os dedos para quem lhe apetecer também rezar e tirar o quebranto a antigos sustos. Tudo se afina como os fios de azeite.
Toca a sineta enquanto a Mónica não põe música. Juntam-se agora os três à fornalha a ver o que falta. Faltam vocês, amigos de sempre. Preparem-se. Alguém que traga açúcar para borrifar as filhoses, com a pressa esquecemo-nos. Ainda pararemos uma vez no último apeadeiro para os que quiserem entrar. Erguemos agora um copo e falamos num registo de falar de coisas antigas. Rostos, sabores e lugares. FELIZ NATAL 2009.

DHM

4 Comments:

At 11:38 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

que saudades eu já tinha destes teus posts! feliz Natal

 
At 11:38 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10:53 da tarde, Blogger francisco carvalho said...

Belo post, sim senhor!
Ai que saudades das filhozes da minha mãe (desculpem mas eu não consigo largar este "z")!

Ergo então o copo em nome da amizade e de umas festas muito felizes.

Abraços

 
At 11:37 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Abraços do sul para distribuir pelos amigos da linha

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!