quarta-feira, agosto 26, 2009

Sinais da morte do verão

Os ciclos fazem das mortes um engano, um fingimento. Bem sei. Num ciclo, a morte é apenas outro ponto. Acontece com o tempo, morrer o verão é tê-lo apenas noutro ponto do ciclo, na esquadria do que há-de vir.

Ainda tenho uma semana de mar para contrariar este meu verão tão cheio de vinha. Já fiz o vinho, agora falta-me o sal.

Não tenho o barco, é certo. Porque o marinheiro não pode. Caso contrário teríamos neste Setembro uma repetição do último em que nos enfiamos os oito num veleiro e fizemos ao acaso os mares da Grécia. É tão bom ir fazendo as viagens sobre uma carta de mar, em função do vento e da capacidade dos portos de abrigo. É bom fazer viagens em que se faz a distância entre o mesmo azul. Mas o marinheiro não pode e assim a repetição se adia.
Resta ir esperar o mar, o atlântico, à praia. Quando elas eram muito pequenas eu cantava-lhes “ o mar enrola na areia, ninguém sabe o que ele diz”…não sei quando deixei de lhes cantar mas talvez, percebo agora, quando cresceram a capacidade de saber o que o mar diz.

Tenho ainda verão a cumprir e o desejo do sal na pele, mas estão aí os primeiros sinais da morte. O carro que já para em fila a meio do trajecto da estrada. O regresso às aulas já faz sombra. Amiúde, nas conversas, as pessoas traçam a linha do fim do verão ao Natal.

Morrer o verão é só morrer a luz quente que dá outro contorno à vida e à alegria. Estão aí os primeiros sinais da morte do verão, falta apenas a chuva sobre eles.

6 Comments:

At 1:22 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

O meu Verão ainda não morreu.

 
At 3:01 da tarde, Blogger CCF said...

A luz do fim de tarde é já outra, mais quieta, mais doce. Mas por mim demoraria muito, muito tempo a morrer.
~CC~

 
At 9:00 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Estou em completa sintonia contigo, Helena. O Verão também me faz viver melhor.

 
At 6:25 da tarde, Blogger JoanaM said...

Nos em pequenas cantávamos o "barqueiro deita o barco ao Mira", não sei bem porquê. E o que canto agora à R. Por enquanto ela ainda me deixa. Bjs

 
At 1:54 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

No Verão, como nos Domingos à noite, somos sempre mais bonitos.

 
At 10:36 da manhã, Blogger Kristain Miller said...

Eu não me sinto assim que o verão é melhor do que winter.i amor de verão winter.i temos tudo falta de ar, água, etc.
Kristain

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!