segunda-feira, junho 25, 2007

esperar, foi nele, a certeza dela


Para M e T

Não tenho outro amor, senão este para replicar. Dele, amor, têm sido feitas muitas evocações em textos bonitos aqui pela linha e pela blogosfera enquanto o verão teima em ter vento frio. Homenageá-lo na celebração daqueles que agora o encontraram e o vivem. Alheios ao vento frio que vem do mar a rasar Julho.

O meu amigo apaixonou-se por uma mulher de nome bonito. Bom começo este de ter um nome bonito para sussurrar por dentro ou muito, muito rentinho à pele. São sempre bonitas as mulheres que se chamam Teresa. A mim, lembram-me alguns poemas de Ruy Belo. Mas nesta fase de paixão o nome é coisa pequena e redonda que se esconde para uso do silêncio. De resto, é o sal. A maré que cresce por dentro, assustadora e fascinante. A maresia que se abeira dos lábios, depois das palavras, antes do olhar que já se afundou. O mar que engole o mundo.

As pessoas apaixonadas pervertem a lei da gravidade porque com mais facilidade caem na pele que no chão, assim como pervertem qualquer das conhecidas leis do universo. Mais facilmente se amarrotam do que se endireitam. Mais depressa se perdem do que se norteiam. A paixão é uma construção ao contrário do mundo.

As pessoas bonitas tem direito a paixões bonitas. Os homens que esperam tem direito a tudo. O tudo pode acontecer numa mulher de nome bonito. Esperar é ter uma certeza, que um dia acontece, ou não, numa mulher.
Esperar, foi nele, a certeza dela.

3 Comments:

At 9:53 da manhã, Blogger João Bufarinheiro said...

Belo texto, H. Gosto particularmente do terceiro parágrafo. "A paixão é uma construção ao contrário do mundo". Um desnorte, dizes ainda. Uma saborosa sabotagem da bússola dos dias, portanto.

 
At 11:19 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

ora eu não sei se os amantes é que não estarão com (e todos os outros contra) uma das prncipais leis do universo, que é da entropia, a tendência para a desordem

 
At 1:26 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Vê «amor em caixinhas».

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!