sexta-feira, junho 22, 2007

aterro de tempo

Tenho andado a ler, em frinchas de tempo pouco, “Algumas Distracções“ de FJV. Este livro é uma colectânea de textos dos blogs Aviz e A Origem das Espécies e teve distribuição gratuita na revista Sábado. É um gostoso fácil e leve.

Atravessam nele, amiúde, as insónias. E eu, que não sofro delas, invejei. Achei que seria uma solução brutal para quem, como eu nesta fase, não tem tempo. A ideia das insónias apresentou-se-me como um aterro de tempo. O tempo para pensar, para o vagar de ir ao fundo e ouvir, o tempo do tempo. Acrescentando a isto o prazer de descobrir uma luz desconhecida que FVJ evoca, alguns silêncios únicos, os primeiros sons da manhã e do mundo. O frio. Tudo me pareceu bonito: ter tempo para sentir.

A ideia é brutal mas é solução. É mais fácil mentir-mo-nos com solução. A minha, roubei-a dum livro. As insónias, um aterro provisório de tempo.

5 Comments:

At 12:38 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Insónias tenho amiúde. E nelas vivo muitas vezes cenas iguais às que vivíamos quando não dormíamos, noites de fim-de-mundo.

 
At 1:15 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

a noite é um aterro de tempo, uma reserva, preciosa, tu sabes. mas a insónia não, a insónia rouba-nos.

 
At 6:59 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

e a propósito, recebeste a nossa prenda?

 
At 3:23 da manhã, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

oh, esqueci dizer que sim e obrigado. foi mesmo antes de ir para londres e na confusão da pintura da casa...

 
At 12:38 da tarde, Blogger JPN said...

apanhaste um dos lados melhores do aviz: essa noite, uma noite misto de interpelação e dúvida. aprendi a gostar do que FJV escreve pela forma como escrevia a noite. um aterro de tempo parece-me bom. as primeiras insónias de que sofri, e sofro delas ciclicamente, de cinco em cinco anos, eram quando comecei a escrever e não eram insónias, eram isso: vontade de ir pela noite adentro. :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!