segunda-feira, maio 14, 2007

cumprido o carinho

Hoje ainda vejo a luz a derramar-se no chão da casa, qual verão entornado em tijoleira, e estou à quase quatro horas à espera que o camião traga as madeiras para montar em móveis, que a minha ordem varreu os móveis existentes e começou no vazio das paredes.

Na espera, fiz café forte e aromático, acendi cigarro descalça e abeirei pela linha. O post da M " é o amor que nos há-de separar" relembrou-me que tenho andado, de há uns tempos para cá, com um carinho por cumprir.carinho é coisa simples, coisa de afago que, neste caso, a memória me permitiu com alguma eternidade.

Ainda não arranjei forma, para além de tempo, para materializar o afago bom que foi isto de reencontrar os três homens da ponte das 3 entradas.eu, t-shirt azul, e eles na memória centrada no café da esquina e extensa como o rio. Saber de é um bocadinho de voltar a ter.

De J relembro o último olhar, preto e branco, num encontro casual nos Encontros de Fotografia de Coimbra. Colei-lhe o retrato à memórias de fotografias e ficou assim emoldurado em mim. A voz essa, fez comigo muita estrada em manhãs frias. Depois deixei de o ouvir no horário da estrada mas... resolvi “casa-lo” com uma voz feminina que me apareceu , na mesma estação, com o apelido dele no nome.

De LP, tendo sido mais espesso o silêncio, sempre achei que o encontraria numa estante a saudar-me sem parecer. Aprimorei a ordem alfabética de procurar por ele, nas estantes, das livrarias. E ainda hoje, quando lhe leio os textos e as referências aos filhos, o imagino com um manuscrito em cada mão. Sei onde o encontrar mas vou teimar em procurar nas prateleiras a cheirar a mar de São Jacinto...

Ao LB levanto logo a cerveja. “ A nossa!” e por ele o carinho mais mundano. Lembro de o ter encontrado algures num site e ter andado a ver se lhe descobria a história no traço e achei que era muito ele ou muito a minha memória dele.

Que bom é isto de o acaso ter direcção e haver uma ponte sobre o rio, ou sobre o tempo.


E que curiosidade imensa de saber quem é jpn....

4 Comments:

At 11:51 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

Assim existimos e o que eu dava agora por um desses cafés aromáticos e dois dedos de conversa, nessa nova ordem das tuas coisas.

 
At 11:58 da tarde, Blogger j said...

Um click festivo, de memória, também para ti, prosadora poética de 400 ASA(s). Quanto ao apelido, terá sido fantasia de ouvinte. Mas o que é a vida senão isso?

 
At 1:44 da manhã, Blogger JPN said...

a palavra é essa, click festivo. e lembro-me de ti, imagem difusa, não sei de dos teus textos, dos encontros do parque, se de tomar, se do encontro do beato que organizei com a celeste, com o armindo e o souto e onde tenho por certo que devemos ter lido poemas teus. :)

 
At 11:20 da tarde, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

jpn...uhm... os meus textos não tinham nafetalina para eternidade de memória. lembro os encontros do parque, tomar, da celeste do armindo e do souto com uma nitidez precisa... quando M disse o teu nome, o teu nome disse sim e só me falta a precisão da nitidez... um destes dias acontece eu descobrir a imagem desta curiosidade. que é feito deles ? de ti é muito gostoso saber.


j... casei-te no eter com outra. mas o que é a vida senão isto ? ... exacto. fiz contigo um romance, no ar.... feliz por vos ter reencontrado.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!