domingo, agosto 06, 2006

enquanto eles estão lá, na Serra da Lousã, e aqui na linha toca o "500 miles"


Diário dos Pais Invejosos

Nós somos os pais dos pinóquios que estão agora no campo. Mais do que uns pais ansiosos, somos uns pais invejosos! Sabem porquê ?

Porque também nós, alguns de nós, fizemos campos. Também nós dormimos em tendas, contamos segredos à noite, fomos ao rio, descobrimos pistas, amigos, estrelas e muita coisa nova.
Porque também nós fizemos caminhadas, cantamos os liríos, ficamos com bolhas nos pés, comemos sopa com sal a mais.
Porque também nós choramos, à partida, na estação de comboios e escrevemos à pressa as moradas das cartas que no resto do ano mandamos.

Foi assim connosco. E fomos crescendo, crescendo sempre com uma tenda instalada na alma onde cabiam todas essas coisas que vocês começam agora a saber. E a tenda ficou. Ficou para sempre. E dentro dela ficaram esses amigos que encontramos, essas dores que tivemos, as lágrimas que choramos, as músicas que dançamos, as gargalhadas que demos. Mas a tenda ficou sempre.

Crescemos, crescemos mais e tivemos filhotes. E a tenda ficou na alma, bem arrumadinha. Cantamos canções de embalar e histórias de entreter que eram canções e histórias que, sem dizer nada, fomos buscar à tenda.

E chegou a altura em que os nossos filhotes foram para um campo, ou seja, foram instalar a tenda dentro do coração. Ajudamos a fazer as mochilas maiores que eles, pusemos pilhas nas lanternas, desfolhamos o cancioneiro, deixamos muitos recados e fomos à estação. Deixamo-los partir, num aceno comovido, mas... o que queríamos mesmo, mesmo, era ir.

E agora estamos aqui, muito, muito invejosos. Temos um gato, mas é diferente. Vemos gaivotas, mas é diferente. É muito diferente!!!! Não tem o mesmo sabor... e, invejosos, resolvemos mandar esta carta pelos humanos. Temos os abraços, as saudades e os beijinhos guardados. Mas nestes dias, os pais gostavam mesmo, mesmo, era de serem os filhos pinóquios.


(texto de H, em 2005, subscrito por M, para sempre)

Etiquetas: ,

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!