sábado, junho 03, 2006

Kinsale - um coridinio e outra lição


Fui a Kinsale (Irlanda) numa rapidinha, corridinho, preparar trabalho futuro com a associação West Cork, região do sul, «capital do gourmet».
Cooperação era a motivação,
parceria é o desejo.
Uma terra de mesa farta, paisagem fiel à natureza, amiga ao primeiro sorriso, culta como escreve, conta, canta, vive. Um povo com raízes bem presas na insularidade, orgulhoso do seu passado, feliz na criatividade com que fotografa o próximo futuro.
Trouxe comigo uma inveja intensa: não poder também ser parte desse nobre poder de partilha e desafio, embora entre um bom gin, um wiskey de referência, uma guiness tirada com tempo… me desafiarem noite alta, “last drink” ao ouvido:
- Listen the waves of this song! “Coridinio”. A traditional portuguese dance tune. We play this for you. Make your dreams a way of life.

É que para eles isso é simples: projectos grandes, cadernos de encargos, planos financeiros, “cluster”, novas economias, nada disso.
Têm como lema apoiar «quem quiser vir para West Cork fazer o que um dia sonharam na vida». Apoiam fundamentalmente isso. O desafio da garantia de que os sonhos se podem tornar realidade.

Abertos para o Atlântico esperam agora gente dessa, no mesmo sonho com que um dia partiram para a América, the Irish Dream.

O gaélico está presente a cada sinalética. O seu inglês tem um rigoroso acento de ilha. A diáspora é um bem precioso. Homens livres, suponho.
Voltarei! Num coridinio.

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!