terça-feira, maio 30, 2006

Para Sempre

Também ela me chegou em tempo quente. Maio a arder. A morte me chegou perto. Hoje.

Procurei o “Para Sempre” de Vergílio Ferreira. Pus-lhe as mãos em cima a tactear uma frase sobre a morte. Uma frase bonita, também ela quente e sobretudo imortal. Não a encontrei de entre os sublinhados de 1984, quando o livro li e ele me arrebatou. Não, nessa data a morte não me rondava tão perto da pele e os sublinhados eram outros que não essa imortalidade. Nessa altura tínhamos a eternidade a fazer o tempo. Agora temos a precariedade a fazer o tempo. Agora sim, preciso de frases de morte... sei-a mais rente, reconheço-lhe o respirar e o vazio. Entre a comoção e o calor fica o silêncio.

Não devia ser Maio, não devia ser assim: tão cedo para não se ter futuro. Para sempre.

1 Comments:

At 5:26 da manhã, Blogger Sérgio R said...

Hoje passei por cá, já tarde... E parei por razões óbvias. Não por causa de "1984" - que também é bom - mas sim por causa daquele que é e ficará "Para Sempre". Também peguei nele há uns tempos por duas razões: porque queria ler Cartas a Sandra e era fundamental recordar o Para Sempre. E porque queria reproduzir a frase mais bem conseguida sobre o peso de nós próprios sobre nós próprios: "tenho um olho viril de mim a vigiar os meus actos".

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!