domingo, fevereiro 19, 2006

chuva roxa no LaLaLa



aconteceu por acaso, a escolha do Purple Rain para inaugurar o som na linha do norte. num fim-de-semana em que a chuva se fez ouvir caindo forte do lado de lá da janela, procurei em vão o rain dos MS&D, passei pela tempestade do riders on the storm e, por ensaio e erro, à volta do template e da críptica linguagem html, acabei no Prince.

a memória da música é palpável, tal como a memória dos cheiros e dos sabores - por exemplo, o gosto de pão com atum e tomate transporta-me sempre para o coração da serra e o tórrido perfume spellbound (amaldiçoado - de Estée Lauder) devolve-me invariavelmente ao ritmo alucinante de Salvador da Bahia.

a memória deste Purple Rain ficou ancorada numa noite de há 20 anos, no LaLaLa (Porto), um bar impensável de tecto baixo e uma quantidade de fumo inadmissível, que ficava no defunto shopping Dallas. o DJ do LaLaLa (cujo nome nunca soube, um homem da noite do Porto que revisitei um pouco mais tarde no meteórico - e atípico e irresistível - Lux) conseguia pôr música de dança de uma consistência qualitativa então difícil e rara num bar (onde se dançava como numa mini discoteca).

nessa noite estava no LaLaLa o Rui Reininho e, já de madrugada, como quem despede sem vontade os últimos clientes, o DJ solta no ar o Purple Rain. a guitarra avassaladora, a pista quase vazia, o meu amigo X (o primeiro deus que conheci que sabia dançar), tudo me convidou para uma última dança. a partir do meio da música, o som das colunas baixa um pouco e surge a voz do Rui Reininho a envolver a do Prince, terminando num coro em que "chuva roxa, chu-uva roxa" se sobrepôs magistralmente a "purple rain, pu-urple rain".


Etiquetas: , , , , , ,

6 Comments:

At 9:49 da tarde, Blogger H em Stª Apolónia said...

Parabéns,M! é mesmo isso... palpável, mesmo sem a memória.

Cá vamos nós...a levar mais que palavras pela linha... nova excitação.

 
At 12:05 da manhã, Blogger H em Stª Apolónia said...

estou aqui à horas, enrolada em chuva, com vontade de por um post que não sei e com vontade maior de não tocar em nada.de não chover em cima do lindissímo post de M. esta noite assim. a ouvir vezes seguidas purple rain.

tenho o comboio parado no meio da chuva. gostosamente parado. quieto na linha. a ouvir.a ouvir muito. entre a chuva e o roxo.

 
At 12:11 da manhã, Blogger francisco carvalho said...

Oh, La La La!...

 
At 12:27 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

oh mulher, posta lá, que a música não foge.

andei o dia todo a lembrar-me daquela noite, do X, daquela época em que, para descansar das directas a estudar para exames inúteis (como os de Física e de Química) dançávamos e fumávamos até de manhã em bares como aquele.

 
At 12:49 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Purple rain, purple rain... que bom. Diz h com razão, nova excitação! Tenho todos os cd's e mp3 à minha volta à espera de ordem para entrar. Ensina, ensina, já tenho auscultadores novos para o serviço de 1ª classe... Purple rain, purple rain...

 
At 6:36 da tarde, Blogger feniana said...

gostei de apanhar este comboio, esta memória.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!