quinta-feira, fevereiro 16, 2006

EÇA CARTOONISTA QUEIROZ


O Egipto
Notas de Viagem
Eça de Queiroz
"(...) Os árabes contam isto, dizendo: - Allah akbar! - Deus é o maior. Ao pé do pátio, à saída, os árabes mostram uma maravilha. São duas colunas que assentam sobre o mesmo pedestal. Entre elas há um espaço estreito: aquele espaço serve para avaliar os pecadores. Aqueles que podem passar entre as duas colunas, são inocentes de toda a culpa: Maomé sorri-lhes e passarão sobre a ponte d'El-Sirati; se, porém, algum pecador tentar atravessar, as colunas apertam-se e o corpo não passa.
O nosso drogman, que nos contou esta legenda, subiu ao pedestal e passou, rindo, entre as duas colunas, com a satisfação alegre da sua inocência. O meu companheiro também passou. Eu tentei, mas logo me convenci de que as colunas estavam no segredo dos meus pecados: percebendo quem eu era, apertavam-se! O facto é que não atravessei. Alguns árabes, em redor, vendo um castigo tão manifesto, lamentaram-me, tentanto consolar-me bondosamente."

1 Comments:

At 10:15 da manhã, Blogger feniana said...

foi muito bom vir aqui e dar de caras com uma estação tão especial
gosto muito de estações e comboios e bilhetes de comboio
parece-me que vou sair aqui mais vezes, sim vou, sem dúvida:)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!