sábado, junho 13, 2009

mágoas da escola


acabei hoje de ler na piscina (num assomo de Verão que já se extinguiu sob um céu carregado) a prenda de anos da Helena: um livro sobre maus alunos e sobre professores, que Daniel Sampaio há tempos recomendava numa das suas crónicas semanais. escrito por um outro Daniel, o Pennac, que pelos vistos foi um cábula (não ouvia este termo desde os tempos da primária, a minha professora usava-o muito, felizmente não comigo) que acabou sendo professor, é um livro irresistível pelo menos para ex-cábulas, professores e pais.

não posso adiantar quase nada, para não desvendar a surpresa da Helena. deixo aqui só um minúsculo excerto:

"A ideia de que é possível ensinar sem dificuldade deve-se a uma representação etérea do aluno. A sabedoria pedagógica deveria representar-nos o cábula como um aluno tão normal quanto possível: o que justifica plenamente a função de professor uma vez que temos tudo a ensinar-lhe, a começar pela própria necessidade de aprender! (...) os professores não estão preparados para a colisão entre o saber e a ignorância (...)."

parabéns Helena (segue pelo correio para a semana).

Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 11:49 da tarde, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

aguardo,aguardo...

 
At 9:16 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

É tão verdade o que ele diz. Pode ser que alguns professores o leiam. Abraço de cá

 
At 10:25 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

queria oferecer um à prof da minha filha (3º ano), que não é bem uma cábula mas está longe de ser o "aluno-guloseima" de que fala Pennac (em oposição ao cábula), é uma criança que desafia bem o prof nesse confronto entre o saber e a ignorância. mas o pai diz que a prof pode achar ofensivo...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!