domingo, junho 07, 2009

má ideia


à primeira vista tinha-me parecido uma boa ideia: a feira no meio da cidade e do quotidiano dos portuenses; a feira na avenida renovada e mais limpa que é agora a dos Aliados (sim, eu gostei da renovação por me devolver o espaço tomado pelas pombas e pelos cães).

mas percebi que afinal não era assim quando lá fui há dias: o nosso clima, o frio, o vento, a ameaça da chuva (concretizada neste fim-de-semana) podem tornar uma ideia simpática num resultado atroz. a praça reservada ao programa cultural era uma fileira de cadeiras desamparadas com uma reles cobertura de plástico sobre a zona dos convidados, penetrada por todos os ângulos pelo vento cru deste Junho. hoje à tarde, por exemplo, Richard Zimler e Alexandre Quintanilha integram uma proposta muito tentadora ("a(s) cidade(s), narrativa e biologia") mas é parece-me muito pouco saudável e simpático sentar dois senhores à intempérie e eu própria temo apanhar algum resfriado.

e depois, como chegar lá à noite? ontem, por exemplo, se não estivesse a chover, gostaria de ter ido ouvir o João Luís à conversa às 21.30, mas não me atreveria a ir de metro (são zonas absolutamente não recomendáveis a partir do escurecer) e de carro, após estacionar, teria de percorrer zonas também pouco recomendáveis.

além disso, estive lá no dia mundial da criança que costumava ser um dia de feira fervilhante para as crianças. pois, este ano foi um dia como outro qualquer: compramos uns livros e viemos embora sem mais. à noite, nas notícias, descobri que José Saramago tinha lá estado pouco depois de nós, mas nada lá o fazia prever.

a organização geral parece-me pobre. gosto de ver a programação no princípio para poder organizar-me e estar em determinados momentos mas a programação que estava disponível on-line no início da feira era muito limitada (e de difícil consulta, tendo de percorrer inúmeras páginas para aceder ao seu conjunto) e alguns eventos só constam na newsletter que recebo diariamente.

não, definitivamente não foi uma boa ideia. para o ano, espero, será melhor.

P.S. afinal, existe um "auditório", um espaço fechado e abrigado, com uns 40 lugares sentados. não dá muito nas vistas, mas está lá.


Etiquetas: ,

4 Comments:

At 11:07 da manhã, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

Contrariamenye, este ano achei a Feira do Livro de Lisboa muito bem organizada!

 
At 12:28 da tarde, Blogger Carla de Elsinore said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 12:30 da tarde, Blogger Carla de Elsinore said...

Confesso que achei uma ideia terrível desde o início - admito tb uma dose de egoísmo pq ia a pé para o palácio. infelizmente tive oportunidade de o confirmar, desde logo pq em 3 breves visitas experimentei as 4 estações de forma radical; depois pq tudo aquilo tem um ar pobre, terrivelmente desolador,amador; creio , de resto, que a maioria dos livreiros tb concorda. é um triste espelho do portozinho em que vivemos.

 
At 7:14 da tarde, Blogger Carla de Elsinore said...

pronto, mais não sei qtos por cento de vendas...e lá fica a feira nos aliados.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!