sexta-feira, novembro 02, 2007

a pólvora

olha, descobriram agora o faz-de-conta que é a existência de listas de espera infinitas para algumas especialidades. escandalizam-se com 90000 à espera de uma consulta de Oftalmologia e esquecem-se de dizer que a esses 90000 havia que somar todos aqueles que todos os dias os médicos de família não enviam à consulta hospitalar por saberem que simplesmente não há resposta.

Oftalmologia, como a Estomatologia, é um cancro nacional. depois há tumores mais ou menos localizados: Dermatologia, por exemplo, no concelho em que trabalho simplesmente não há (mais uns quantos que todos os dias não vão engrossar o amazonas que é também esta lista de espera). outras especialidades fingem que existem, mas depois levam mais de um ano a marcar uma consulta: Cardiologia, Imunoalergologia, etc.

depois dizem que em Reumatologia a espera é mínima: falta dizer que como só há consultas desta especialidade em 3 ou 4 hospitais do país, a maioria dos doentes deste foro nunca é encaminhada.

mas não há razões para alarme. segundo a Dra. Carmo Pignatelli (notícias de hoje na TV), os números não são exactos: alguns hospitais nem sequer responderam (presumimos que aqueles com diminutas listas...); alguns doentes já terão tratado da saúde na medicina privada; outros ainda, até já morreram, enquanto esperavam. não há quaisquer razões para alarme, portanto.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 11:52 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

Não fossem os meus leucócitos e as sabedorias de uma Cabrita e já não respiraria na fila das listas de espera.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!