domingo, outubro 28, 2007

país do medo


venho de uma viagem aterradora ao país do medo: o país onde se fala a língua do "e se?"

e se um filho me adoecesse sem remédio? e se tivesse de sofrer, muito, já? e se ele deixasse de ser capaz das coisas de que hoje faz os seus dias? e se eu não pudesse trabalhar para ficar ao seu lado (que seria dos outros que somos nós)? e se agora nos coubesse a nós uma tragédia?

foi a primeira vez que fiz nessa viagem: nem dei conta que a iniciava (empurrada por uma antiga e dolorosa história do meu mundo de trabalho), despenhando-me por um abismo em direcção a uma dor hipotética e insensata mas que usava, claramente, a minha cara, como se me esperasse há muitos anos. não fez sentido, mas percorri esse caminho.

felizmente, em menos de 24 horas, estava a regressar ao mundo concreto e afortunado que é o meu. em menos que um dia todos os meus problemas se transformaram em meros contratempos, todas as dores em deliciosas provas de vida, todos os minutos em pérolas, todos os raios de sol em outonos luminosos e eternos. todas as crianças em filhos de alguém. todos os pacientes à minha espera no consultório em pessoas a precisarem de um empurrão urgente, abismo acima, para desaprenderem, longe do medo, a linguagem maligna dos "e se?". de volta ao presente, recuperando o futuro.

Etiquetas: , ,

7 Comments:

At 11:31 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

«E se...» nos encontrassemos para beber um copo? Não era porreiro?

 
At 11:54 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

caramba, já era hora!

 
At 11:35 da manhã, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Talvez faça parte da(s) viagen(s) a descida, de vez em quando, aos abismos de nós, de nos sermos. Bom dia para o Norte

 
At 10:42 da tarde, Blogger JPN said...

e no regresso esse melhor saber a fortuna que nos traz os dias. :)

 
At 2:38 da manhã, Blogger Gil said...

Hoje, dia 30 de Outubro 2007, nasceu o filho de um amigo meu. Procurava na rede a letra do Brindai que o Hélder escreveu, queria oferece-la. Deparei-me com este blogue, e daqui do outro lado da península, de Barcelona deu-me uma saudade imensa do Talasnal que estive este Verão a ajudar a manter. Tenho também saudades de uma Directora que muito antes de eu ser Director me ensinou a olhar melhor. Sei que e memória deve ser mais viva em mim, mas mesmo assim faz sentido escrever. Há uma energia que passa através de uma história comum desses campos. Querem notícias novas de lá do Talasnal?
Beijos e abraços G

 
At 10:02 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

antes da www já tínhamos tecido esta teia a ligar-nos. e encontraste a letra do brindai? eu mandava-ta

 
At 4:41 da tarde, Blogger Gil said...

não, ainda não tenho a letra do Brindai se me a enviasses agradecia. O meu endereço de email é gil.a.ribeiro@gmail.com mas se quiseres usar o blog para responder também serve. Sabes de facto quem eu sou, fiquei espantado. beijinhos G

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!