quarta-feira, outubro 24, 2007

incentivos à natalidade

uma mulher de 40 e tal anos que em tempos fez laqueação de trompas pergunta como pode fazer para engravidar outra vez. está a trabalhar há uns meses e queixa-se de andar muito "cansada e stressada" porque é a primeira vez na vida que está a trabalhar fora de casa (digamos que trabalhar também lhe mete muita impressão). nos últimos anos e até começar a trabalhar vivia do rendimento mínimo. está separada do pai dos seus filhos (que, afirma, nunca foi homem para ela pois não gostava de trabalhar) e tem desde há tempos uma nova relação.

já tem 3 filhos:
  • um homem maior de idade;
  • uma adolescente que deixou a escola sem completar a escolaridade obrigatória e que desde então trabalhou uma única vez, despedindo-se ao fim de poucos meses "porque tenho umas amigas, sabe como é". esta filha tem um namorado que, afirma, "tem vida fácil" e, mesmo sendo mais os dias em que se esquece de tomar a pílula do que aqueles em que se lembra, recusa um método contraceptivo que não dependa da sua memória, declarando que "se vier um bebé, que venha");
  • um rapaz ainda criança.
o que pode levar estas mulheres (mãe e filha) a desejar uma gravidez? muita coisa, eu sei. mas, Deus me perdoe, que eu só consigo pensar numa.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

dir-se-iam incentivos à brutalidade.

Mas M, em campanhã não sei como é, mas por aqui perto de Coimbra B instituiram o cartão de família numerosa, parece que dará desconto nos transportes públicos, na entrada nas piscinas municipais e alteração dos tarifários da água. Tentei candidatar-me. Mandaram-me ir em primeiro lugar à junta da minha residencia pedir um "atestado" da dita, e pergunto não está a residencia escrita no bilhete de identidade? para quê esse papel? depois, deverei dirigir-me ao registo civil e pedir um comprovativo de conjugalidade (16 euros), e pergunto-me se o nome dos pais das crianças não se encontra também escrito nos assentos de nascimento ou bilhetes de identidades deles.
Em conclusão parece que afinal só nos querem fazer perder tempo, ou então será para situações como a que descreves, afinal são esses que não trabalham que têm mais tempo para ir a repartições :)

 
At 10:30 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

deve estar-nos no sangue, o vício da papelada.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!