domingo, outubro 28, 2007

Crónica de um dia vivido

Sentei-me no café, aquele espaço no meio dos livros, onde posso fumar um cigarro e folhear a selecção feita. Acontece na FNAC poder fumar com livros.

Reparo na mesa em frente. Uma senhora de idade avançada, setentas e muitos, a conversar com um homem novo. Não o vejo. Apenas a ela. Reparo no jeito como fala com o homem e diria que é de mulher que seduz. Face à primeira estranheza do pensamento, detenho-me no pormenor da saia trigreza, dos sapatos em perfeita combinação com a mala, do toque dos adereços e dos vestígios de batom. Como é bonito o decoro. Como cabe bem em qualquer idade, em qualquer rosto sulcado, em qualquer atitude. Como é bonito o decoro na dignidade.

Naquela mulher velha está lá tudo, escondido ao primeiro olhar, a beleza que foi fácil e a sedução fulminante. Só aparentemente perdida. Naquela mulher está toda a mulher que foi. Num vislumbre.

Como é bonito. Como é perceptível que a beleza não se perde, transforma-se. Como a beleza tardia, menos fácil e mais escondida, está lá. Requintada e sábia.

Como é fácil e bonito perceber que aquela mulher se estima. Ousa. Seduz. Fala com um homem novo com decoro. Sem romance.

2 Comments:

At 11:30 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

Na minha FNAC também vivo assim. E chego-me no bar a um copo, passe o fumo da cigarrilha.

 
At 10:38 da tarde, Blogger JPN said...

ando por lá às vezes. qualquer dia encontro-te. dúvida: será que te reconhecerei? nesse dia escreverei um post sobre a blogger que se enfeitava com a beleza que destapava em seu redor.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!