quarta-feira, agosto 15, 2007

Portugal Gourmet

Portugal em férias, descarregado compulsivamente nos areais por vontade ou exibicionismo, descobriu nos últimos tempos uma nova forma de olhar o Atlântico: descansado, sentado à sombra da mesa. São tantos os festivais de gastronomia, sardinhas, carapaus, marisco, febras e entrecosto, arremedos de “nouvelle cuisine” e outras artes… que os portugueses de férias assumem três posições: sentar, comer e dormir. No Portugal municipalista - mesmo aquele sem mar por perto dos que ficam resignados à luta dos dias! - não há Município, nem presidente-rei, que não organize um convívio gastronómico, não tire a gravata e os botões de punho e se abeire de uma pratada de caracóis, uma costela de leitão ou… depois de um rasto de flatulência, beba o cafezinho político na esplanada dos votantes, mulher ao lado com o bronze denunciando fora dali férias felizes, óculos na moda de olhar-de-mosca, filhos coloridos à volta da bicha como marionetas inocentes dos desejos paternais.
Mesmo que um búzio assobie no prato a decadência, o livro que não leu, a música que não sabe, Portugal é sinónimo de férias. Come o búzio e assim Portugal se descuida. Assim o povo iletrado guarda a fronteira e a madeira para a sua cadeira. Na “rentrée” – é assim que se escreve o galicismo? – tudo voltará às tarefas dos costumes. Até a ASAE, neste tempo corporação escuteira da higiene e salubridade pública, teimará em Setembro o rigor para que foi constituída. Neste verão, é rede franca de um faite onde, algumas doentias, passam pela frágil triagem todas as enguias. Em Setembro voltam a uma reles pescadinha de rabo na boca, que comida seria se no mesmo verão se pusesse a jeito. Coitado do búzio!

4 Comments:

At 5:35 da tarde, Blogger PB said...

BOM ASPECTO!!! e aqueles queijinhos!!!! HUM!!!!!

ABS

 
At 9:28 da tarde, Blogger Daniel Abrunheiro said...

Só uma questãozita: Portugal gourmet implica garrafa de coca-cola?

 
At 1:28 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Daniel:
é a coca-cola do "Você não entende nada" do Caetano Veloso... que não tem nada a ver com feijão do «Quotidiano» do Chico Buarque. Lembras o CD Caetano & Chico, juntos e ao vivo em Salvador da Bahia?

um dia ponho-a aqui a tocar para ti.

 
At 10:25 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

"sentar, comer e dormir", identifico-me, dolorosamente

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!