sábado, abril 21, 2007

os anos da minha vida

habitualmente relutante em aderir a estas promoções, decidi experimentar esta colecção de CD "50 anos de música" que o Público tem vindo a divulgar. um após o outro fui comprando todos e agora sei que não perderei nenhum.

está lá tudo, desde os sons da infância, anteriores ao prazer de ouvir música, passando pela euforia do rock português que vivi com 13 anos, depois pela música popular portuguesa que descobri (e cantei e toquei) nos campos de férias, pelas bandas a que fiquei fiel quando me tornei mais ou menos adulta, tudo, acabando nos sons novos que fui apenas entreouvindo na azáfama dos últimos anos, com a sensação de que algo me estava a escapar.

estão lá os primeiros concertos (o meu primeiro, no ano de 1979, em Almada: UHF), a descoberta de que as letras de música portuguesa podiam ser tão ou mais belas que as inglesas (Carlos Tê, Rui Reininho), o som das noites longas dos 20 anos, as bandas heterogéneas que trazíamos às noites da queima no Porto, pérolas clássicas (a Pedra Filosofal e a guitarra do Carlos Paredes), temas que me fascinaram em tempos e nunca mais tinha ouvido, canções que nunca tinha escutado, versões diferentes de outras que já conhecia bem e até João Villaret a dizer o Cântico Negro.

são 50 anos que cabem inteiros nos meus 40 e devolvem-me hoje sensações, cheiros, histórias e gente que conheci. são CD híbridos, recônditos às vezes, fascinantes quase todos, cristalinos. e é como se neles conseguisse reconhecer cada ano da minha vida.


Etiquetas: , , , , , , , ,

3 Comments:

At 3:37 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

O artigo da Inês Pedrosa de hoje na revista do "Expresso" diz tudo. Procura e lê!

 
At 12:57 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

já não compro o expresso... não me mandas cópia?

 
At 7:49 da tarde, Blogger Lp said...

Também já cá cantam! (os primeiros 6 volumes... agora, venham mais 4!)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!