domingo, julho 02, 2006

Assim alegria...


Eu sou das que vejo o jogo, tranquila, de fio a pavio. Acendo cigarro amiúde. Mas vou vendo com uma tranquilidade quase estranha. Mais... acho quase como superstição que quando me bate essa calma sem nervo é bom auguro. Tem sido assim, sempre.

Hoje vi jogo e tive que me fazer à estrada logo de seguida, atrasada o tempo de prolongamento e penáltis. Levei a bandeira, buzinei no caminho, cantei “ portugal olé, portugal olé” e envergonhei as minhas filhas. Tanta alegria no ar, tanta festa, tanto carro e gente nova feliz de ser português.

Tinha jantar combinado no Bairro Alto e para lá, mais tarde, rumei. Ainda abeirei a casa do Brasil para ver alguns minutos de jogo. Noite dentro, nas ruas do bairro não coube tanta alegria lusa, tanta bandeira e símbolo nacional, tanta canção entoada de forma espontânea e feliz. Pela noite dentro. Ainda agora, até ao fim da noite.

Não sou dada a alegrias colectivas, tenho tendência natural a desalinhar. Mas gosto muito da alegria em si mesma, da felicidade mesmo que mentirosa, e quando me permito a uma alegria colectiva... é a sério.

O que mais me surpreende é a maior facilidade com que nos permitimos à alegria, nos deixamos à exuberância, vibramos sem pudor.Isto surpreende-me muito, muito. Sempre achei que o povo português tinha pudor de ser feliz, de manifestar a felicidade contrariamente à tristeza. Sempre tivemos uma facilidade maior e mais natural com a tristeza, sempre ficamos mais envergonhados com a alegria... e eis que o futebol, nos últimos anos, trás esta felicidade fácil e vadia. Pronta, disponível. Exuberante.

É mesmo isto que me surpreende e de que gosto. Tenho que dizer isto ao vizinho, um destes dias. Que ele ajudou a isto.

Em jeitinho final, nada é mais verdade que esta verdade sabida de que quando queremos muito, quando a cabeça incorpora e determina, tudo se torna possível. Esta equipe está imbuída desse espírito e a constatação só me reafirma esta verdade.

Portugal olé, Portugal olé...

2 Comments:

At 12:13 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

às 6 da matina a postar sobre fute, maria H????

eu não vejo futebol, mas estes jogos angustiam-me mesmo sem ver. à hora do jogo fui para as compras, outra coisa de que não gosto mas que ontem se fez mais suportável (um shopping inteiro às moscas).

 
At 12:04 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Espero que te bata a calma sem nervo 4ª-feira. Este Portugal feliz seguirá depois dessa data?
Maomé queira que M vá ás compras 4ª-feira e Domingo (final). Compra um champanhito M, vá lá e convida-nos!

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!