sábado, janeiro 28, 2006

Ao Ti Carlos (Vale do Boi - Ansião)




São José (Guido Reni)


Encontrava-me frequentemente com S. José num calendário da Cáritas Diocesana na taberna do Ti Carlos, bem perto da ara mármore dos copos entre outros calendários de jovens mamudas de calção justo, montando vespas e motas para encher olhos de camionistas, brigada da associação florestal e parte dos nossos sem rigor.
S. José partilhava comigo e amigos (excepção ao Rui Clara que andava a dieta) amendoins, minis pretas, tremoços e pevides, felizmente tudo fora do prazo, retendo o tempo no espaço, espelho de um homem só: - Maciço de Sicó!
Falava-nos do filho Jesus, que mandava SMS de Belém, dizendo-se jogador do Belenenses, habitando um condomínio fechado centro cultural. E S. José, bicho-carpinteiro, acreditava no filho como na virgindade de Maria, sua companheira de união de facto. Um destes dias, o Ti Carlos morreu. Porque a mulher o tinha também deixado uns tempos antes, a caminho de Oríon e o Martos (coração Sepúlveda) do Ti Carlos não aguentou.
SMS para lá, SMS para lá, SMS uma vez mais para lá, S. José tentava uma explicação do filho para esta crueldade. Jesus já não respondia. Nesta época de transferências, tinha assinado pelo Beitar Jerusalem e o Hamas tinha, após eleições, cortado as comunicações.

Enviei o calendário de S. José para que Guido Reni o pintasse na capela mais próxima – talvez fale com S. Pedro num SMS celestial - guardei o dos pneus Continental com uma loiraça de bota de cabedal, marés-vivas, apetecidamente montada numa Suzuki e batemos a porta da tasca. Para sempre. O Maciço de Sicó perdeu um homem bom e um espaço único, onde o tempo se atrasava com prazer. Esta história de vida vai ser enviada WinRAR para o céu. Quem me ensina a fazer o download da mulher para ver se o recuperamos também? Quem me ensina do recuperador de ficheiros do Windows? Quem me diz como reabrir esta porta do Paraíso?
Faltou ao Ti Carlos um passeio de comboio. Talvez Martos se entretesse. A linha nunca passou por ali.

1 Comments:

At 3:54 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

D estás a apurar, de ano para ano, esta escrita. andamos pasmadas nesta linha.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!