terça-feira, novembro 04, 2008

Os anos da Mónica

A vasculhar memória, bateu-me o coração. A Mónica fez anos quando partia para Porto Santo e, na ânsia do viajar, esqueci. Conhecendo-a, não é mulher de ressentimentos por isso. Merece palavras do descuido. Merece todas as minhas palavras do meu post de Porto Santo. Sem querer, descuidado, os dedos fizeram a prenda. Pronto, sem te ver com o calendário aprumado dos dias, os nossos entusiasmos que também tens, continuo a gostar muito de ti! E toma lá um poema, enquanto bebo um gin à tua saúde:

A PRESENÇA

Que são os subterfúgios da presença,
se acaso a presença não é mais que a projecção
das nossas sombras e do nosso vazio?
Será que ela se aproxima, a vizinha invisível,
e entre o âmbito da casa e o fantasma
povoa os interstícios entre o estar e o não estar,
sendo sempre a metade da sua ausência?
Será preciso inventá-la para senti-la recém-aberta
como se de súbito um jardim invadisse a nossa mente
e os nossos pés sentissem a maré subterrânea
e tudo em nosso corpo dissesse: hoje é o desejo?
Que será a presença se não for um equívoco caligráfico
na ilusória perspectiva dos sentidos?
Será que ela se assoma aos varandins
e nos dá outros olhos para tudo o que nos falta?

Rosa, António Ramos, Antologia poética





5 Comments:

At 2:18 da manhã, Blogger JPN said...

parabéns também, Mónica.

 
At 9:51 da manhã, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Pois que os repitas sempre ;)

 
At 5:02 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

obrigada, David, obrigada a todos. se eu própria andasse mais por aqui teria certamente sentido mais a falta... ou teria mesmo escrito um post a mim pópria.

 
At 1:18 da tarde, Blogger CCF said...

Afinal é ela aquela menina do balão a festejar!
Parabéns
~CC~

 
At 9:59 da manhã, Blogger francisco carvalho said...

Ah, Mónica, meus parabéns atrasados!

Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!