quarta-feira, janeiro 16, 2008

a nova Leitura

fui lá num dos primeiros dias e se calhar fui injusta: exasperei-me com a chuva que caía lá dentro, com a atrapalhação do empregado na busca pelo livro que pedi, com o não encontrar nenhum dos 2 livros de que precisava. mas hoje voltei, porque não há volta a dar, está aqui mesmo à mão e precisava de um bom dicionário. e o impacto foi outro: os livros já tomaram conta do espaço que se sente agora habitado. reina um quase silêncio - essencial -, apesar da razoável quantidade de pessoas que lêem nas poltronas e sofás espalhados pelas várias salas e das que lancham num barzito à entrada. um espaço aberto e claro. mas não grande demais, nem cheio demais. a parecer-se mais com uma livraria do que com um hipermercado. vou. sim, vou voltar.

ah, e tem uma espécie de comunidade de leitores. há-de haver mais histórias da nova Leitura*.

* a Leitura era uma livraria no centro do Porto minúscula, imprópria para quem sofresse da coluna, mas onde se encontravam, não só os livros que se procuravam, como os livros que nos procuravam a nós (isso é a serependidade, e acontece muito em sítios como a Leitura era) e, ainda, pessoas que sabiam de livros e nos orientavam nessa procura. era ainda conhecida pela secção de arte. fechou em Agosto e reabriu em Novembro, num grande espaço de um pequeno centro comercial do centro da cidade.

Etiquetas:

2 Comments:

At 12:28 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Sempre cheiraste a livros...

 
At 8:17 da tarde, Blogger CCF said...

Gostava de ter numa comunidade de leitores o Oriente Próximo da Alexandra Lucas Coelho e Cal o último do "nosso" José Luís Peixoto(que costuma ir às comunidades de leitores que andam a ler livros dele). Abraços com livros.
~CC~

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!