quarta-feira, janeiro 16, 2008

a minha palavra favorita?

hoje resisti a comprar um livro (pensando de mim para mim "sua consumista, vinhas só comprar um dicionário e já andas à cata de alguma coisinha para ti, tem tento, com tantos livros ainda à espera de vez na mesinha de cabeceira!"). mas, de castigo, fiquei com o título na cabeça: A minha palavra favorita. era uma compilação que Jorge Reis-Sá organizou com textos de variadíssimos portugueses (ditos figuras de relevo), à volta da palavra favorita de cada um.

duas pessoas escolheram uma palavra horrível, mas que designa algo maravilhoso: serependidade (vão ver, vão ver). FJV escolheu, já se sabia, poeira. estavam lá todas as palavras que não podiam faltar: amor, poesia e palavra. não pude deixar de ficar a pensar qual seria a minha.

podia ser norte. podia ser luz, ou calor. podia ser homem, podia ser noite, podia ser escrever. ou tempo, eternidade, música, teia, laço, abraço, mundo. é difícil separar as palavras das ideias (e por isso entre as preferidas aparecem palavras tão feias). mas é, sobretudo, difícil separar as palavras umas das outras e, nessa misturada, quase impossível encontrar a nossa.


Etiquetas: ,

3 Comments:

At 12:26 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

A minha palabvra seria «disponível»!

 
At 12:05 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Eu gosto muito de "madrugada" e de "nuvem"

 
At 11:27 da tarde, Blogger Helena (em stª Apolónia) said...

ontem, vi-o. o livro. gosto de "aleatório"... passado aleatório.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!