segunda-feira, março 26, 2007

Grandes Portugueses?

Acabou o concurso da RTP, «grandes portugueses.» Como já alguém disse ou escreveu, o concurso de hoje foi a única vitória de Salazar numa eleição democrática. Abstenho-me da análise sociológica que motivou tal votação.

Como a democracia nos permite ser livre nas coisas sérias, deixo aos saudosistas do regime o texto do célebre Decreto-Lei nº 27003 de 15 de Setembro de 1936:

«Para admissão a concurso nomeação efectiva ou interina, assalariamento, recondução, promoção ou acesso, comissão de serviço, concessão de diuturnidades e transferência voluntária, em relação aos lugares do estado e serviços autónomos, bem como dos corpos e corporações administrativos, é exigido o seguinte documento com assinatura reconhecida: Declaro por minha honra que estou integrado no ordem social estabelecida pela Constituição Política de 1933, com activo repúdio do comunismo e de todas as ideias subversivas». E, mais adiante: «Os directores e chefes dos serviços serão demitidos, reformados ou aposentados compulsivamente sempre que algum dos respectivos funcionários ou empregados professe doutrinas subversivas, e se verifique que não usaram da sua autoridade ou não informaram superiormente».

Ainda bem que em democracia, A BEM DA NAÇÃO, podemos ser subversivos, passe a má instrução pública que usufruímos e que motiva resultados destes.

Neste tipo de votação será que por uma vez os "velhos" usaram os telemóveis dos filhos, ou...




Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!