quarta-feira, novembro 01, 2006

a banda e a tuna

Penela (Abril 2006)

Por o Chico andar com a banda por aí e porque a música me faz sempre recordar «O Barão», do Branquinho da Fonseca. Grande livro. Grande Tuna, a do Sr. Alçada. Acabei de ler «O Barão» na minha velha edição dos livros de bolso da europa-américa.
Maio de 1985. Ainda se lembram?

“E o Barão falava do Brasil, das florestas do amazonas, das brasileiras, «as mulheres mais belas do mundo!»
Discordei: «As nórdicas, as inglesas, as alemãs…»
Interrompeu com sincero desdém de conhecedor: - «Isso é como salada de alface. Sabe bem com a carne… Eu sou carnívoro… E vejo na mulher, além disso, o meu primeiro inimigo. É a única coisa em que eu e o meu prior somos da mesma opinião…”


E depois a Tuna do Sr. Alçada…

" - Aqui tem o Senhor Alçada, mestre da Tuna.
O senhor alçada dobrou-se numa vénia exagerada e, pondo-se outra vez direito, perguntou com entoação ridìculamente solene, orgulhoso da sua arte, desenrolando a língua travada pela gaguez ou pelo medo:
- Senhor Barão, às suas ordens.
- O Verde-Gaio!- gritou o Barão..."


Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!