quarta-feira, março 15, 2006

Dois amigos, vidas, copos e um cromossoma.


Hoje fiz vida de homem feliz. Pelos amigos que tenho. Logo pela manhã, no Sicó rural puro e duro, a visita do JCR, meu ala direito do futebol, dois pés que me traziam a bola já educada para o passo seguinte e hoje estratega de planeamentos territoriais. Já sofreu que baste. Enviuvou um dia negro, abriu a vida ao futuro e hoje apresenta-me a força de um abraço e um sorriso pleno nos olhos. Primeiro copo. Promessa de outros.

À nossa linha do norte fui buscar ao apeadeiro de Pombal o Jótinha. Um “banana killer” com nariz de cartolina no bolso, antigas fantasias dos campos nos jantares de gala, agora lindos concertos promenade. Face ao curriculum, todos os sinos da Igreja do Cardal tocaram a rebate e outros mais de todas as capelas da serra que, ouvindo a nossa conversa, se associaram toda a tarde num hino à Serra de Sicó em homenagem cuidada. Desconfio mesmo, que na missa do próximo Domingo no Cardal, os anjos levantarão voo sobre o piano de cauda e um dirá:
- Bebeu uns copos, mas sabe da música que faz voar!
(O padre dirá: - epístola de Gualdim Paes aos amigos – bebamos, perdão, vivamos em paz!)
Segundo, terceiro, quarto copo na inveja do padre e do vereador. Trabalho, entenda-se! Wiskey, licor Beirão e cigarrilhas. Na conversa um mau cromossoma que limita a vida da família a benefício dos filhos. O nariz de cartolina levará para casa, entrando alegre de alegria como nos fazia a nós, na família que fizémos. Registo. Uma mulher forte, um homem decidido. Conforto o possível. Um trabalho futuro juntos é o desafio. A vida que se cumpra como ela é. Na estação, na compra do bilhete, afirmo: - se mandasse na linha do norte, em cada cinco waggons, quatro eram um bar aberto à alegria de quem viaja connosco. O funcionário apontou!
Quinto copo nas bombas da Galp. O Leandro a servir, genro do “rouba-a-rir”. Surpresa. Bem tratados. A copo, cigarrilhas e cigarros. À saída, o Leandro do Vale Florido ainda disse ao Jótinha – amigo, anda muito bem acompanhado! Inchei no resto que havia para encher.
Deixei-o na linha do norte. Linha 1, 16.44, destino Campanhã. Recebe-o bem M. É dos nossos.

Joga cá hoje o Sporting para a taça. Telefonemas intensos para a porta aberta. Não jogo, aguardo. Vou pôr as taças na mesa. Devem estar a chegar, espero, alegres da nossa vitória.

2 Comments:

At 12:05 da manhã, Blogger H em Stª Apolónia said...

Olha que dois!...também, com vocês, fazia vida de mulher feliz. Pelos amigos que vos tenho.

( D... andas pouco comentador.... )

 
At 9:56 da manhã, Blogger Mirapolis, editado por joao rua said...

... então não é que teve de ser o zé, ou outro, não tu, o nabais, a indicar-me onde fica o apeadeiro desta Linha do Norte ?...

Mas mais vale tarde que nunca !...

Excelente Diário de Sensibilidades... mesmo ao jeito da sabedotia popular "ás vezes, de uma fraca moiteira, sai um bom coelho !... ) ... GANDA ZÉ !... aquele abraço !

jcr na Estação de Aveiro

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!