segunda-feira, fevereiro 20, 2006

PORTUGAL TRASLADADO


Chovia que DEUS a dava. Purple rain. Dia de veludos. Acordou-me hoje a irmã Lúcia, passando et relíquia por Coimbra B a caminho de Fátima. Missa, via verde, auto estrada do norte, terço, via verde, Fátima, missa, terço. Serviço funerária S. João. O povo na rua.
Mas não acaba aqui. D. Serafim diz que todos os pastorinhos irão trasladar-se para um mausoléu. Mais uma jornada. O povo na rua. Depois virá alguém querer levar Lúcia para o Panteão Nacional. Outra jornada. O povo na rua. No Panteão, obras de Sta. Engrácia, quererão pôr Lúcia ao pé do Guerra Junqueiro, que recita a locomotiva e traslada-se para Freixo de Espada à Cinta. Outra jornada. O povo na rua. Amália também não gosta da companhia, canta o fado do ciúme e vai de jornada para o Olympia. O povo na rua. João de Deus fica e ensina finalmente Lúcia com a cartilha maternal a escrever com cabeça própria. Eusébio, no dia da jornada final terá ossos por todo o lado. Da luz a Wembley, de Portugal a Goa, de Moçambique ao Maracanã. Os povos na rua.
Quando Portugal morrer, o último governo então decidirá: construa-se um cenotáfio em cada esquina, para trasladar o país pelas sete partidas do mundo, lugares que lhe pertencem por inteiro, derradeira jornada. O povo na morgue. Adivinhando as intempéries da Igreja, bem fez Fernando Pessoa e todos os heterónimos. Trasladou-se para os Jerónimos, lugar onde não cabe, não é Listopad?

4 Comments:

At 9:50 da manhã, Blogger francisco carvalho said...

Muito, muito bom.

 
At 10:32 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

impagável! obrigada por esta boa gargalhada matinal.

 
At 12:57 da tarde, Blogger J. said...

Para primeira visita, no minimo, sem comentários. Efectivamente bom.

 
At 11:13 da tarde, Blogger H em Stª Apolónia said...

deixo-te esta noite. hoje sou eu que me sinto trasladada...

( fabuloso!)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!