segunda-feira, maio 19, 2008

os chumbos

via A Poeira dos Dias, um texto do blog Canhoto, sobre os chumbos. portanto chumbar é retrógrado. é estúpido. o eduquês no seu melhor. o pesadelo da utopia que se quer já para amanhã. como a "escola inclusiva". tudo muito certo. e no entanto, um caminho que resulta tão mal para quase todos os envolvidos.

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4 Comments:

At 11:36 da manhã, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Mónica, parece-me que não leste bem o que lá está, mas isso é o que menos importa. O chumbo é a via mais fácil para os professores, é o resultado de um processo que correu mal e que deveria ter sido monitorizado em devida altura. Quando um professor dita veredictos destes também está posto em causa, mas prefere assobiar para o lado e fingir que o mal é dos putos e das famílias e da sociedade que, afinal é desigual e contra isso nada poderemos fazer. Cómodo! Não é por chumbarem que eles aprendem e, se não me engano, uma das funções da escola ainda é fazer com que as suas crianças aprendam. Podemos ver isto apenas pelo lado dos custos monetários, mas não é só isso que está em causa, é o futuro de muitos cidadãos que fica hipotecado e com ele o de uma sociedade inteira. Preferes que fiquem na rua? Preferes que carreguem eternamente a revolta que redundará certamente na desistência, na apatia, na descrença, na alienação dos telemóveis e dos eternos passeios pelos centros comerciais, na alienação do consumo voraz acrítico e anestesiante? Preferes ter uma sociedade de "chumbados", que, em muitos casos, por acaso até são filhos ou netos de analfabetos e de excluídos? Não me parece que prefiras estes cenários. A escola pública é responsável, os professores têm de ser responsabilizados pelo que fazem e se os miúdos não aprendem talvez seja também porque não os sabem ensinar.

 
At 5:36 da tarde, Blogger CCF said...

O que é o eduquês? Porque é que este texto é eduquês? Trata-se apenas de fazer o que os médicos fazem: lutar pela vida até ao fim. O sucesso é que é luta, é que é a exigência, deixar gente para trás é fácil. Há muitos professores a lutar pelo sucesso dos seus alunos, professores a quem dói ver os alunos repetir ano a ano numa rotina sem fim nem saída. Também sou contra o "sucesso administrativo" e também acho que o mais grave não são os custos financeiros do insucesso(uma afirmação sem dúvida infeliz) mas sim os custos sociais.
~CC~

 
At 11:22 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

se calhar percebi mal o texto. porque percebi isso mesmo: sucesso a qualquer custo. acho que quando um aluno não aprende o professor também é responsável e é bonito saber que os professores o assumem. não me parece é que seja sempre possível vencer (como os médicos não conseguem sempre que os pacientes se mantenham saudáveis, ou sequer que o queiram ser, e isso também é uma responsabilidade dos médicos, que os pacientes queiram ter saúde).

digamos que um aluno a chumbar sempre é um tremendo insucesso para um professor. mas um chumbo também pode ser ma forma de aprendizagem.

eu chumbei um ano na faculdade. a minha faculdade era, nos anos 80, uma porcaria (não sei se já melhorou). o curso fazia-se e naquele ano eu fiz-me ao chumbo. a responsabilidade foi minha (se fosse da faculdade eu tinha chumbado desde o 1º ano). e foi-me útil.

 
At 9:22 da tarde, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Querida Mónica, quando falamos de "chumbos" temos de saber em que contexto eles acontecem, embora eu pense que são sempre um desperdício. Mas quando falamos da escolaridade obrigatória, o insucesso e o abandono não podem acontecer com as taxas com que os vemos aparecer. É o Estado que os obriga, deve ser o mesmo Estado a "obrigá-los" a ter sucesso e a não chumbar. Só isso. Abraços

 

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