os chumbos
via A Poeira dos Dias, um texto do blog Canhoto, sobre os chumbos. portanto chumbar é retrógrado. é estúpido. o eduquês no seu melhor. o pesadelo da utopia que se quer já para amanhã. como a "escola inclusiva". tudo muito certo. e no entanto, um caminho que resulta tão mal para quase todos os envolvidos.
Etiquetas: educação
4 Comments:
Mónica, parece-me que não leste bem o que lá está, mas isso é o que menos importa. O chumbo é a via mais fácil para os professores, é o resultado de um processo que correu mal e que deveria ter sido monitorizado em devida altura. Quando um professor dita veredictos destes também está posto em causa, mas prefere assobiar para o lado e fingir que o mal é dos putos e das famílias e da sociedade que, afinal é desigual e contra isso nada poderemos fazer. Cómodo! Não é por chumbarem que eles aprendem e, se não me engano, uma das funções da escola ainda é fazer com que as suas crianças aprendam. Podemos ver isto apenas pelo lado dos custos monetários, mas não é só isso que está em causa, é o futuro de muitos cidadãos que fica hipotecado e com ele o de uma sociedade inteira. Preferes que fiquem na rua? Preferes que carreguem eternamente a revolta que redundará certamente na desistência, na apatia, na descrença, na alienação dos telemóveis e dos eternos passeios pelos centros comerciais, na alienação do consumo voraz acrítico e anestesiante? Preferes ter uma sociedade de "chumbados", que, em muitos casos, por acaso até são filhos ou netos de analfabetos e de excluídos? Não me parece que prefiras estes cenários. A escola pública é responsável, os professores têm de ser responsabilizados pelo que fazem e se os miúdos não aprendem talvez seja também porque não os sabem ensinar.
O que é o eduquês? Porque é que este texto é eduquês? Trata-se apenas de fazer o que os médicos fazem: lutar pela vida até ao fim. O sucesso é que é luta, é que é a exigência, deixar gente para trás é fácil. Há muitos professores a lutar pelo sucesso dos seus alunos, professores a quem dói ver os alunos repetir ano a ano numa rotina sem fim nem saída. Também sou contra o "sucesso administrativo" e também acho que o mais grave não são os custos financeiros do insucesso(uma afirmação sem dúvida infeliz) mas sim os custos sociais.
~CC~
se calhar percebi mal o texto. porque percebi isso mesmo: sucesso a qualquer custo. acho que quando um aluno não aprende o professor também é responsável e é bonito saber que os professores o assumem. não me parece é que seja sempre possível vencer (como os médicos não conseguem sempre que os pacientes se mantenham saudáveis, ou sequer que o queiram ser, e isso também é uma responsabilidade dos médicos, que os pacientes queiram ter saúde).
digamos que um aluno a chumbar sempre é um tremendo insucesso para um professor. mas um chumbo também pode ser ma forma de aprendizagem.
eu chumbei um ano na faculdade. a minha faculdade era, nos anos 80, uma porcaria (não sei se já melhorou). o curso fazia-se e naquele ano eu fiz-me ao chumbo. a responsabilidade foi minha (se fosse da faculdade eu tinha chumbado desde o 1º ano). e foi-me útil.
Querida Mónica, quando falamos de "chumbos" temos de saber em que contexto eles acontecem, embora eu pense que são sempre um desperdício. Mas quando falamos da escolaridade obrigatória, o insucesso e o abandono não podem acontecer com as taxas com que os vemos aparecer. É o Estado que os obriga, deve ser o mesmo Estado a "obrigá-los" a ter sucesso e a não chumbar. Só isso. Abraços
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