quarta-feira, janeiro 28, 2009

O Eixo do Bem


Ouvi hoje a correr que Barack Obama, depois das decisões sobre Guantánamo, decidiu sentar-se à mesa com Mahmoud Ahmadinejad, líder do Irão, num acto gracioso de entendimento político sobre o futuro das duas nações. Lembra-me a fábula do lobo e do cordeiro. Quem é agora o lobo? Quem é agora o cordeiro?


Na água limpa de um regato, matava a sede um cordeiro, quando, saindo do mato, veio um lobo carniceiro.
Tinha a barriga vazia, não comera o dia inteiro.
- Como tu ousas sujar a água que estou bebendo? - rosnou o Lobo a antegozar o almoço.
- Fica sabendo que caro vais me pagar!
- Senhor - falou o Cordeiro - encareço à Vossa Alteza que me desculpeis, mas acho que vos enganais: bebendo, quase dez braças abaixo de vós, nesta correnteza, não posso sujar-vos a água.
- Não importa. Guardo mágoa de ti, que ano passado, me destrataste, fingido!
- Mas eu nem tinha nascido.
- Pois então foi teu irmão.
- Não tenho irmão, Excelência.
- Chega de argumentação. Estou perdendo a paciência!
- Não vos zangueis, desculpai!
- Não foi teu irmão? Foi o teu pai ou senão foi teu avô, disse o Lobo carniceiro e o Cordeiro devorou.

Onde a lei não existe, ao que parece, a razão do mais forte prevalece.



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!