quarta-feira, julho 09, 2008

das estrelas, outras


que saudades tenho de um céu iluminado de estrelas, quase incandescente, de o respirar com força. eu sou a favor das reservas CC, o resto do mundo já é bastante inabitável.

é das memórias mais antigas que tenho: nós no pátio da casa de Coimbrões e a minha mãe a mostrar-nos a via láctea. Coimbrões, a 2 ou 3 Km do Porto, é hoje um lugar inabitável, de onde não se deve descortinar nem a Sirius, a estrela mais visível do hemisfério norte. mas há 30 e muitos anos não era assim.

eu devia ser ainda muito pequena, calculo que de uns 3 ou 4 anos, porque a minha mãe estava a explicar-nos aquilo e eu lembro-me de ver as estrelas todas, a nebulosa e, juro, o meu pratinho de papa láctea a passar lá em cima. a princípio custou-me a acreditar, mas só podia ser ele, tão branquinho, com colher e tudo a mover-se lento como os aviões. e depois, se a minha mãe dizia que lá em cima era a papa láctea, ou a via láctea, é porque era mesmo.

Etiquetas: , ,

6 Comments:

At 11:25 da tarde, Blogger CCF said...

Bonito Mónica! E compreendo a ideia das reservas.
~CC~

 
At 12:37 da manhã, Blogger António Conceição said...

"eu devia ser ainda muito pequena, calculo que de uns 3 ou 4 anos..."

Calcula bem, cara Mónica. Eu estive nessa casa de Coimbrões um pouco antes da mudança para Francelos e a menina era, de facto, bem pequenina.
Mas sabe de uma vantagem que eu tenho sobre si? Antes lhe ensinar a si sobre a via láctea, a senhora sua mãe ensinou-me a mim!
Sabia que com foi com ela que, em Julho de 1969 (faz daqui a uns dias 39 anos) cheguei pela primeira vez à Lua?
No recreio da escola dos Lagos, eu o Gama e o Zé Maria recreámos, passo a passo, essa aventura. Todos queríamos ser o Neil Armstrong. Discutimos muito por causa disso.
Vi o Gama pela última vez há cerca de quinze anos. Era professor de Karate.
Nunca mais vi o Zé Maria. Era, no final dos anos 60, o meu melhor amigo.

 
At 8:23 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

Funes, memorioso assenta-lhe, agora, melhor que nunca. mais uma vez a sua memória ajuda-me a acreditar um pouco mais na minha. obrigada.

 
At 10:52 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

O que sabemos de estrelas... as nossas estrelas!

 
At 2:29 da manhã, Blogger joão belo said...

tem graça: lembro-me da minha mãe juntar os seus alunos lá em casa para vermos a transmisão directa da chegada do homem à lua...

 
At 9:48 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

coincidências João, concidências

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!