quinta-feira, julho 03, 2008

do escritor, ainda



"- Antigamente é um lugar.
- Um lugar assim longe?
- Um lugar assim dentro."

custa sempre tanto, acabar um livro que nos levou assim longe longe dentro e mais dentro, no sonho. doi mesmo. e a doer queremos mais. e precisamos de chorar alto: leiam leiam não deixem passar. é o meu escritor mais recente. e o meu consolo é saber que o mais certo é eu morrer e ele ainda estar a escrever.

"vou aceitando as diferentes modalidades do meu exercício de sonhar. escrevo em busca de outros flancos - outros pontos cardeais - do mesmo sonho: a infância é abismal nos seus segredos e magias; não é a séria astrologia que me interessa mas o manto de poesia que as estrelas libertam.

se isto serve, se é útil, o tempo o dirá. se as cicatrizes da saudade saram, não sei,

apenas vou reunindo vozes como brilhos num céu que às vezes me sucede demasiado escuro - estou certo que sabes ao que me refiro. assim vou cruzando os dias, inventando o tempo, tecendo as vozes, reinventando as impossíveis constelações.
...
a cidade de luanda cresceu no seu caos de tempo moderno. o antigamente continua sendo importante e belo. devagarinho, adivinham-se passados como labirintos coloridos...

que o céu dançante, vestido de estrelas caintes, possa bailar outra e outra vez. que as crianças aprendam sempre como pássaros a secreta magia dos gritos azuis.
...

não é dessas paisagens, sobretudo, que o sonho trata?"

Ondjaki, Avó Dezanove e o Segredo do Soviético (Caminho, 2008)

Etiquetas: , ,

5 Comments:

At 12:38 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Li todas as estórias de «os da minha rua». Não vou perder este. Obrigado pelo alerta.

 
At 10:22 da manhã, Blogger Cristina Gomes da Silva said...

Também ando danadinha para o ler, depois de corrigir dezenas de testes e exames e trabalhos infecundos, devo conseguir um tempinho para leituras mais férteis.

 
At 11:44 da tarde, Blogger Isabel said...

as capas também são lindas.
a escrita não conheço mas depois deste post, passo por lá de certeza.

 
At 11:57 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

e parece que o Ondjaki também pinta, Isabel. se visses o autógrafo dele, tem uma espécie de desenho incorporado

 
At 12:00 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

David: os da minha rua entram quase todos aqui no "avó dezanove...", e participam na história

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!