domingo, setembro 23, 2007

setembro aleatório

Gosto de tranquilidade, que se derrama como a luz, do começo das tardes de sábado. Depois da azáfama das manhãs, da mesa levantada e do café forte, entra pela casa, misturada nesta luz ainda límpida, uma tranquilidade espessa e macia. É a hora onde se concentra a alma do fim-de-semana, a hora de todas as horas sem definição. É o respirar. A disponibilidade para as coisas pequenas, confirmar a tabuada dos quatro e fazer o cálculo mental da conta pousada no caderno, como se nada pudesse ser mais importante no mundo do que esses pequenos vagares ainda luminosos sobre Setembro.

Gostei muito de um livro de pequeno: “ Um Estranho em Goa” do José Eduardo Agualusa. A BI, Biblioteca de editores Independentes, publica agora uns livros de bolso a um preço acessibilíssimo. Este é um deles, que trouxe quase a correr e que no meu saco me deixou um cheiro forte e intenso a Goa nos meus dias de Lisboa. Era o segredo do meu vagar da hora de almoço, quando fugia da azáfama para acreditar que o mundo é grande, grande. Muito para além da secretária devoradora. Gostei muito, muito. Triste de ter acabado tão depressa e me ter deixado tão só, em Lisboa.

Ao fim da tarde de Setembro já se põem um vento agreste a lembrar o frio na pele. Já venta fim de verão. Mas a noite quieta depois e tem uma calma serena.

3 Comments:

At 5:54 da tarde, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

é como dizes, há livros que nos deixam sós quando acabam

 
At 8:14 da tarde, Blogger Manolo Heredia said...

Olá

 
At 12:16 da manhã, Blogger David (em Coimbra B) said...

Já cheira à chuva de que gosto, gostamos...

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!