domingo, março 11, 2007

O tempo do gin

Gândara, Março 2007

Quando olho a estante e o bordo, é sempre um encontro com o Verão. Refiro-me ao livro “LISBOA, LIVRO DE BORDO” do José Cardoso Pires. Vozes, olhares, memorações, como escreveu.

Abre com uma frase sublime de Cervantes sobre Lisboa, na voz do marinheiro que chega, que em vez de dizer «TERRA» como em tantos portos do mundo, diz «CÉU», por esse azul limpo que se encontra na Lisboa capital, como o vi hoje na Gândara quando me ergui vindo do mar.

«Tierra, tierra! Aunque mejor diria Cielo, Cielo!
Porque sin duda estamos en el paraje de la famosa Lisboa.»

Cervantes, Los trabajos de Persiles y Sigismunda

A Gândara antecipa-se na sua nova exposição das flores. Já procuram almoço as abelhas vindas da serra; já poisam as primeiras codornizes, a nado, desde o norte de África, guiadas pelas andorinhas; já se torram as faces dos nórdicos dos carros-caravana; já se assam os primeiros frangos à beira da estrada; já se abre o vinho novo para delícia dos lábios e das conversas de marear.

Mas Lisboa lembra-me sempre H, que andará ainda por alto mar e obriga-nos por ela a dizer gin, gin, volta breve e dança, moça do gin!

Fui aos limões com um balde que deveria ser de gelo. É neste tempo um sacrifício deixar a Gândara e ocupar o posto de Coimbra B. Trouxe os limões para o tempo do gin. Breve, muito breve, chegará H ao blogue e dirá: CÉU!
Então D e M beberão com prazer um farto copo de GIN, abrindo a época dos costumes, lendo-lhe o que nos resta do livro do José Cardoso Pires.





3 Comments:

At 10:56 da manhã, Blogger Mónica (em Campanhã) said...

esse "quando me ergui vindo do mar" é literal? ah, inveja

 
At 3:17 da tarde, Blogger JPN said...

parece-me que este texto foi fanado ao mário henrique leiria, não? :)

 
At 8:30 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

JPN
poderia ter sido um dos muitos contos dos "Contos do Gin Tónico" do Mário Henrique Leiria de um qualquer Marechal da Gândara. Só por acaso não foi... só por acaso, porque ele não o escreveu, mas podia. :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!