sábado, fevereiro 03, 2007

terna ausência



Este livro veio ter comigo. Foi ontem. Tinha eu uma fracção de tempo quando me enfiei na livraria. Hora de almoço. Entrei para me esquivar do mundo. Heis que o encontro, feito de nome bonito, de gente a quem o nome reconhece a memória. Uns olhos azuis em Amarante. A tinta do papel de jornal, às terças. Trouxe-o sem hesitação, como um afago.Do Domingos Galamba, Izidro Alves, José Vultos Sequeira e Marcelo Teixeira.

Li o prefácio, ou quase prefácio, do José Luís Peixoto na reunião da tarde.Sublinhei dele: “ E outra vez o tempo. As estações de província, o mundo que se torna invisível e passado entre dois comboios, e as estações dos anos que também passam”. Guardei-o nas mãos pela tarde.

Agora conto e deixo:

“ Os meus lábios ainda procuram
o teu nome numa estação de província.
Que blusa vestiste hoje ?
Que lírios te perfumam a secretária ?
A que horas nasce o sol na tua rua ?

Para me ferir eu sei
visito os lugares da tua memória:
a aldeia onde vive o teu irmão
as figueiras a que subias pela manhã
a ara que recorda o teu pai
a margura a preço de saldo
neste corpo.

Como se entre dois comboios de novo criasse o mundo
e não conhecesse outra maneira de morrer.”

Marcelo Teixeira

3 Comments:

At 12:18 da manhã, Blogger JPN said...

a tinta de papel de jornal às terças. nomes a quem a memória lembra. ainda não me encontrei com o livro. um dia destes... :)

 
At 10:53 da tarde, Blogger David (em Coimbra B) said...

terna é a tua presença. Vou procurar, claro!

 
At 10:33 da tarde, Blogger Pedro Alvez said...

Deixo aqui a sugestao que encontra-se disponivel o livro sucessor de "Terna Ausência" á venda, que se intitula "Santo Oficio".Passo o link- http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=poesia&product=9789892004204
Já agora aqui me apresento-O meu nome é Pedro Alves e sou parente de um dos autores desses livros, o Izidro Alves.Criei tambem á pouco tempo um blog para inserir tanto a minha escrita como a de Izidro Alves, passem por la e comentarios serao bem-vindos: http://avozeaspalavras.blogspot.com
Obrigado e cumprimentos.

 

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!